by Juarez Barbosa Juarez Barbosa

O Riscos em atividades com eletricidade inúmeros, se olharmos para as estatísticas de acidentes com profissionais da área de elétrica veremos que as taxas de frequência de acidentes são relativamente baixas, mas, entretanto, quando analisamos sobre o prisma da severidade verificaremos que quando ocorre um acidente envolvendo atividade com eletricidade as severidades são elevadas ou apresentam um potencial de severidade sempre elevado.

Podemos relacionar 03 são os principais riscos em atividades com eletricidade de um modo geral.

  • Risco de fatalidade pela deflagração da energia oriunda de Explosão
  • Risco de Fatalidade devido a exposição ao Arco Voltaico
  • Risco de fatalidade devido ao choque com eletricidade

Vamos neste post fazer duas escolhas, com objetivo de sermos didáticos.

Escolha nº 1 – Escolhemos o Risco de Choque com Eletricidade para analise por ser o risco com maior frequência de ocorrência em eventos fatais.

Escolha nº 2 – Escolhemos a ferramenta Bowtie porque é muito eficaz de fácil utilização, além de ser pouco conhecida pelo público em geral, sendo por isto pouco utilizada.

Como apresentei no Post Link abaixo, no uso da ferramenta Bowtie precisamos analisar o risco segundo as causas buscando reduzir as frequências de ocorrência e depois analisar o risco olhando para severidade visando construir camadas de proteção visando reduzir o dano causado ou a severidade.

Link- https://consultoriaengenharia.com.br/confiabilidade-e-risco/ferramenta-de-gestao-de-risco-bowtie/

Observação Importante salientar que neste post estou abordando um risco que não é de minha especialidade, mas dada sua importância não poderia deixar de apresentar, aos profissionais da área elétrica que tiverem contribuições, podem me enviar pois serão sempre bem-vindas para tornar este assunto bem detalhado e sobre tudo didático.

Começando pelo caminho mais fácil, vamos inicialmente listar as Severidades ou Consequências ou Danos causados pelo choque eletricidade.

Vamos agora Listar as “Prováveis Causas” de um choque com eletricidade.

 

Atenção: Existem mais causas que as descritas no exemplo acima, então é um desafio para vocês encontrarem outras não descritas.

 

Definição de Barreiras para redução da probabilidade de ocorrência das causas.

 

 

Adição de Camadas de Proteção visando reduzir a Severidade

 

Comentários:

 

Analisando da Causa primaria de acidente devido a: “Falta de informação ou informação deficiente”

  • Manter a documentação Atualizada 

Este é um grande desafio para equipe de elétrica que muitas vezes faz alteração no circuito de campo e deixa a documentação por um longo período desatualizada, podendo gerar decisões equivocadas por falta desta informação.

É recomendado que se faça um controle rigoroso destas alterações com obrigatoriedade de atualização temporária dos diagramas elétricos no campo e rápida atualização de desenhos conforme modificado com observações orientativas no local da execução.

Este tipo de procedimento é de fundamental importância para o “Gerenciamento do Risco da Mudança”

  •  Manter Diagramas Elétricos disponíveis no local da execução

 O grande problema enfrentado pelo profissional da elétrica está no fato que o risco de acidente fatal é mais subjetivo que nas atividades de mecânica por exemplo, documentação atualizada e disponível permite um analise visando reduzir margens de erro do executante, sabemos isto não é suficiente mas é uma das causas de boa parte dos acidentes.

 

  • Fazer Controle de Force ou Jump

 

É preciso fazer um controle rigoroso do uso de “Jump” e ou “Force” nas instalações industriais, muitas vezes o profissional da área de elétrica ou Controle e Automação faz um Jump visando permitir operar o equipamento sem alguma atuação de proteção por exemplo que pode permitir colocar em risco outras pessoas. Estes procedimentos tanto podem trazer riscos financeiros como riscos de fatalidade.

O controle de todo Jump ou Force deve ser gerenciado, deve haver em paralelo sinalização disponibilizando informação que proteções foram alteradas ou retiradas de uso.

Deve haver prazo exíguo para restabelecimento das condições de projeto.

 

 OBS.: Não temos a intenção de esgotar este assunto num post mas sim tentar mostrar o potencial que tem o uso desta ferramenta na gestão de risco de fatalidades.

Fica como exercício para vocês concluírem esta análise a acrescentarem o conhecimento e a experiência pessoal de vocês!