by Juarez Barbosa Juarez Barbosa

Há um bom tempo atrás considerávamos carros bons aqueles que em um a batida saiam quase sem grandes avarias.

Eu quando criança e eu via batidas de veículos observava sempre se um carro saia pouco deformado em relação ao outro, muitas vezes saia pensando como este carro é muito forte!

Quando na realidade a ideia de se fazer carros indeformáveis foi muito letal!

Hoje com os avanços tecnológicos embora possa parecer estranho projetar um veículo para se desfazer quase que totalmente num acidente, o objetivo é reduzir a desaceleração, ou seja, fazer a redução do vetor velocidade num tempo mais longo, pois aumentar o tempo de duração de uma batida ou melhor dos ter um modelo capaz de absorver os efeitos de um impacto é exatamente o que melhora significantemente as chances de sobrevivência dos ocupantes de um veículo acidentado.

Considere uma colisão que interrompe abruptamente o movimento de seu carro que esta a 60 km/h, ou 16,66 m/s, considere também que uma pessoa com massa corporal de 100 kg esteja ao volante.

A Energia cinética neste caso seria: E= 1/2mv²

Ec = ½  x 100 x (22,22)² = 13.888,9  kg m²/s²

A Energia antes do choque se transforma em F xD = > força x deslocamento depois do choque

Admitindo que o veículo bata em um muro rígido e o deslocamento pela deformação da parte dianteira do veículo venha a ser de 100 mm, então a energia cinética antes da batida será transformada em trabalho de deformação da estrutura dianteira do veículo.

E = F x D

13.888,9 kg m²/s²  = F x 0,100 m => F = 138.889 kg m/s²

Como a massa = 100 kg

F= m x a    => a= 138.889 km/s²/ 100

a = 1.388 m/s²

ou Desaceleração G = 1388,9/ 9,8  => 141 g

Para uma desaceleração de 141 vezes a aceleração da gravidade, temos um valor muito acima do limite para humano capaz de sobreviver este evento com grande probabilidade vai gerar fatalidade. ( limite humano é de 50 g)

Agora vamos um mesmo acidente ocorrendo com carros modernos onde teremos uma deformação de 500 mm

Velocidade de 60 km/h e mesmo ocupante com 100 kg

Teremos:

Ec= 13.888,9 kg m/s²

E= F x D logo

13.888,9 kg m/s²  = F x 0,5 m => F= 27.777,8 Kg m/s²

F= m x a  onde

a = 27.777,8/100 = 277,8 m/s²

Desaceleração em G = 277,8/9,8 = 29 g

Probabilidade muito elevada de sobreviver qualquer ocupante.

A ideia da deformação é para reduzir a taxa de mudança do vetor da velocidade ou seja, fazer isto de modo menos abrupto,  desacelerar ao veículos e ocupantes de um modo mais suave.

A extremidade dianteira do carro é projetada para entrar em colapso no caso de um acidente  em vez de permanecer rígida, prolongando assim o tempo da colisão e reduzindo a taxa de mudança do vetor velocidade, para que a força transmitida ao passageiro seja igualmente reduzida.

Um compartimento do motor facilmente esmagado não é uma falha, mas sim um recurso bem projetado, para salvar vidas, mantendo intacta a capsula onde ficam as pessoas.

Então em numa batida nunca reclame se seu veículo ficar todo amassado!

OBS:. Se você estiver investigando algum evento de acidente com veículos, veja que a deformação da estrutura do veiculo vai te dar uma ideia das energias envolvidas e da desaceleração imposta aos ocupantes, você deve considerar ainda que o “Cinto de Segurança e AirBag”  também absorvem energia. Vamos falar disto em outro post.

Nosso Objetivo é Salvar Vidas