by Juarez Barbosa Juarez Barbosa

Efeitos do Vento da Movimentação de Carga

A carga de vento nas movimentações de carga é um item de muita importância sendo elemento de risco fundamental que deve ser considerado nos manuseios de carga.

Este informativo não pode prevalecer sobre qualquer orientação de fabricante ou mesmo orientação do profissional (Rigger) responsável pelo manuseio de carga.

A Norma brasileira que trata do assunto é a NBR13129, que deve obrigatoriamente ser consultada

Velocidade do Vento e seu efeito

O vento sempre exercerá uma forca sobre a superfície que está criando resistência a passagem do mesmo.

È importante lembrar que o vento pode mascarar as medições do LMB (Limitador do Momento de Carga, permitindo que guindaste seja sobrecarregado dado a falsa medição. Quando o vento atua sobre uma carga deslocando a do eixo vertical, vai ocorrer informações de carga no LMB menores do que as que realmente estão atuando sobre o guindaste, mas a aceleração da gravidade continua atuando sobre a carga com reações sobre o gancho, no cabo e na estrutura do guindaste, então conhecer o valor exato do peso da carga a ser içada é de fundamental importância, para não exceder limites estabelecidos pelo fabricante.

O efeito da ação do vento sobre a carga a em içamento depende de uma série de variáveis como:

  1. Peso da carga a ser içada
  2. Área projetada máxima
  3. Coeficiente de arrasto (Cw)
  4. Velocidade máxima do vento
  5. Área da Superfície Exposta ao vento
  6. Pressão dinâmica

Tenho sempre sido perguntado qual velocidade poderia ser adotada de forma geral uma vez que nem sempre é possível fazer cálculos complexos numa movimentação rotineira e por diversos profissionais em diferentes locais e atividades que precisam tomar decisão sem ter informações de anemômetros etc.

Tentando responder a estas questões

As velocidades do Vento são usualmente classificadas por uma escala conhecida como Escala Beaufort

A Escala Beaufort foi criada Sir Francis Beaufort em 1806

A escala varia de 0 a 12 e está associada a fenômenos e comportamentos observáveis, que pode ser muito útil para conhecer os efeitos e permitir tomada de decisão e elaboração de padrões para trabalho em segurança considerando a velocidade do vento.

A Escala Beaufort assim como a Escala Richter está para as atividades sísmicas, estabeleceu características aos ventos de acordo com a velocidade e o seu poder de destruição.

A Escala Beaufort (bft) é muito prática e pode auxiliar nas movimentações onde não tiver informações precisas da velocidade do vento.

beaufort

Os guindastes modernos em geral possuem anemômetros que indicam a velocidade do vento isto pode levar ao executante acreditar que vai estar se orientando pelo anemômetro, entretanto é fortemente aconselhável saber qual a previsão da velocidade do vento através do instituto meteorológico e considerá-la no seu plano de rigger antes de iniciar as atividades.

Durante o dia há muitas variações no comportamento do vento, um modo geral os ventos são mais brandos na parte da manhã e mais fortes a medida que o dia vai caminhando, planejar as movimentações mais importantes para o início da jornada ou planeja-las para serem executadas logo após nascer do sol, é uma boa decisão, no caso de não haver impedimento pelas condições meteorológicas.

A Norma ABNT NBR13129 define velocidades máximas de vento com guindaste em operação.

O procedimento de cálculo para velocidade de vento permitida em função da área da carga exposta é definido por cada fabricante de guindaste, o manual do fabricante deve ser consultado para ser levado em consideração no plano de rigger.

Exemplo de tabela com limitações definidas pelo fabricante em função de diversas configurações do guindaste (Guindastes Liebherr).

vento

Se você precisa definir uma regra geral para movimentação de carga com segurança relativo ao vento, de uma forma geral “Não são recomendadas operações de movimentação de cargas com velocidade de vento superior a 7,9 m/s (28 km/h). Na Escala Beaufort é 4 bft, ou seja, estando no campo sem monitoramento com anemômetro, deve-se observar se há “Poeira e papeis são levantados, agitam os galhos das árvores.

Devemos lembrar que Informações dos anemômetros devem sempre prevalecer sobre observações por ser mais exata e precisa.

Obs:. As informações deste documento são apenas orientativas, cada caso tem que ser tratado com profissional qualificado responsável pela movimentação de carga, recomendamos cautela no trabalho de movimentação de carga sempre.