by Juarez Barbosa Juarez Barbosa

A norma AS/NZS 4360 (2004) “Risk Management”, define como processo global de gestão de risco o fluxograma abaixo.

fluxograma gestao riscoEtapa- Estabelecer contexto

Primeiro passo a ser dado em qualquer jogo que você venha a jogar é conhecer as regras do mesmo, nas atividades empresariais não é diferente, também é de fundamental importância estratégica, ou seja, conhecer o mercado, avaliar os diversos cenários e contextos externos e avaliar os diversos cenários e contextos internos da organização.

Se o risco fosse estático, seria suficiente que a empresa fizesse um único levantamento de risco e tão logo concluído com risco mitigados neste caso, o processo se encerrava. Entretanto o risco é dinâmico sendo determinado por mudanças internas na organização e mudanças externas que muitas vezes não depende da vontade própria da organização.

O fluxograma abaixo dá uma boa visão de como deve ser feita esta análise

fluxograma Plan Estrategico

 

Como já foi dito anteriormente Risco pode ser visto como algo que pode destruir valor, ou trazer prejuízos inaceitáveis ao negócio, o enfoque negativo do risco é conhecido como risco puro, por outro lado risco também pode ser encarado como uma oportunidade de melhoria ou até mesmo uma oportunidade de negócio.

Dentro desta linha de visão, considerando o Contexto Externo, podemos identificar ameaças e oportunidades, por outro lado no contexto interno da organização podemos identificar forças e fraquezas.

Alguns exemplos pontos de análise tomando por base o contexto externo:

  • Ações políticas;
  • Legislação ou mudança na legislação
  • Efeitos climáticos;
  • Mudanças tributárias;
  • Opinião pública.
  • Novos Competidores entrantes no mercado
  • Mudança no estatuto
  • Mudança de composição acionária
  • Mudança Cultural
  • Competidores saindo do mercado
  • Mudanças de Política Monetária
  • Mudanças de Política Cambial
  • Inflação
  • Recessão
  • Preço petróleo
  • Conflitos Militares
  • Atos terroristas
  • Crise de Credibilidade
  • Crescimento Econômico
  • Crise de Credito
  • Fusões e ou aquisições
  • Novas tecnologias
  • Falências
  • Mora
  • Mudança Rating de Risco País
  • Influência sindical
  • Relações com comunidades

Alguns exemplos de itens a considerar no contexto interno

  • Novos contratos ou revisão dos existentes;
  • Aquisição de novos materiais e serviços;
  • Não Conformidades geradas pelas atividades de trabalho;
  • Mudança Organizacional
  • Turn-over
  • Novos Projetos e Investimentos
  • Processo ou procedimento novo ou mudado
  • Mudança da Missão
  • Mudança na visão do negócio
  • Mudança de equipamento
  • Mudança de tecnologia
  • Mudança de produto
  • Novos Produtos
  • Acidentes ambientais, ocupacionais, operacionais etc.
  • Obsolescência
  • Perda de Patente
  • Clima Organizacional
  • Relação com o Sindicato
  • Introdução de novas tecnologias
  • Impactos Ambientais