by Juarez Barbosa Juarez Barbosa

É inaceitável que continuem ocorrendo acidentes ocupacionais nas operações ferroviárias

Ainda continuamos a ter acidentes fatais com trabalhadores sendo atropeladas por composição ferroviária ou mesmo locomotivas operando em pátios de manobra, ou mesmo acidente entre locomotivas e veículos leves, pesados e outros equipamentos. 

É inconcebível que em pleno século 21 ainda estejamos tendo de sepultar Operadores, Pessoal de Manutenção, e outros acidentes ocupacionais.

Acidentes nos pátios de operações ferroviária e nas estradas de ferro em parte ocorrem devido a uma falsa ideia de que quando a locomotiva se aproximar vai ser possível sair do raio de ação, porque uma locomotiva operando numa linha férrea faria barulho suficiente para ninguém pudesse ficar inadvertidamente em seu raio de ação com antecedência.

Na realidade isto não é verdade absoluta, já presenciei locomotivas transitando em pátios de manobra que me surpreenderam ao ter se aproximado sem que fossem percebidas através do ruído.

Então vamos ao Problema:

Os principais riscos de acidentes típicos relacionados à exposição do Homem com a Máquina, são:

  1. Risco de atropelamento de pessoal da Manutenção
  2. Riscos de atropelamento de pessoal Operacional
  3. Risco de acidentes com veículos nas passagens de nível
  4. Risco de atropelamento de pessoas sem vínculo com atividade profissional

Olhando o problema somente do ponto de vista Ocupacional todos os riscos acima citados, poderiam ser evitados com uso de tecnologia existente e dominada.

 

Já existem no Brasil e na Alemanha dispositivos projetados especificamente para mitigação deste tipo de risco de maneira muito eficiente, pois identifica os empregados ou pessoas que queremos controlar através de uma comunicação de sinal via rádio entre a locomotiva e qualquer funcionário seja ele da manutenção ou operação etc.

Na locomotiva vai um display informativo, onde o maquinista será informado precisamente sobre a distância entre o trem e as pessoas nas atividades que queremos controlar, dispositivo irá informar posição precisa e quantidade de profissionais que estão trabalhando na via; ou próximo dela.

Os profissionais que estarão executando atividades próximos a linha férrea por exemplo Mecânicos, Operadores, Geólogos etc. vão necessariamente estar usando um colete que vai sinalizar sonoramente e visualmente, quando a locomotiva entrar na área de interface e controle que pode ser feita a uma distância de até 2 km. É possível em vez do colete acoplarmos um chip no capacete que vai desempenhar as funções de alarme que já foram citadas.

Este chip pode também ser colocado em veículos leves e pesados que tenham atividades com interface com a via férrea assim como qualquer outro equipamento que queiramos controlar, ou mesmo controlar cancelas em passagem de nível etc.

Nas atividades de manutenção e outras um cavalete ou pedestal leve acompanha os executantes de manutenção visando garantir efetiva comunicação e emitir sinal sonoro. O cavalete/pedestal comunicador que fica próximo aos mantenedores utiliza energia solar, é portátil e de fácil locomoção.

 

A comunicação entre o trem e o cavalete/pedestal é feita através da junção da tecnologia GPS (global positioning system) aliada a tecnologia via onda de rádio.

Com desenvolvimento da tecnologia hoje disponíveis para este tipo de projetos, os mesmos podem ser disponibilizados de modo a permitir mitigação de vários riscos de maneira bem efetiva até 90% de redução da Probabilidade, sem que os preços e custos envolvidos no uso desta aplicação sejam proibitivos.

Nosso objetivo é informar que esta solução tecnológica existe e está disponível no mercado brasileiro, dispositivo desenvolvido no Brasil com manutenção e assistência técnica nacional.

Nosso objetivo é salvar vidas!