O método mais antigo e mais rudimentar para levantar pesos é o uso de alavanca, foi um dos métodos utilizados para construção de pirâmides e movimentação de pedras tanto no Egito antigo quanto nas construções de pirâmides na América do Norte e América Central
O método consiste simplesmente em levantar uma extremidade de uma carga com uma alavanca apoiada sobre outra pedra, utilizando o que na mecânica chamamos de momento dado pela equação M= F x D onde F=força e D distância do ponto de apoio.
Este princípio é utilizado até hoje nos dispositivos de levantamento de carga conhecidos como macacos!
Os Macacos são muito utilizados nos locais de construção de hoje, porque oferecem a vantagem de serem meios baratos de elevação de carga com capacidade de elevação de cargas com pesos bastantes elevados.
O macaco nada mais é que um cilindro hidráulico, que consiste de um corpo de cilindro oco e um pistão que se move dentro do corpo. A altura que é ´permita a movimentação é limitada pelo curso do pistão que normalmente não é tão significativo.
O uso de fogueiras em conjunto com macacos hidráulicos é comum ser utilizado para elevações maiores.
As fogueiras devem ser calculadas por engenheiros que devem considerar aspectos como estabilidade e resistência a compressão etc.
As operações de elevação exigem uma verificação da fundação contra a qual os macacos estarão levantando o peso. Uma Base de sustentação e distribuição das forças sobre o solo pode ser consistindo de chapas de aço, tapetes de madeira etc. é normalmente necessária para que a força de não venha danificar a fundação onde estará sendo realizada a movimentação.
È muito importante que o engenheiro responsável pela movimentação conheça onde está e estará o centro de gravidade da estrutura durante toda à atividade de movimentação garantindo sempre o centro de gravidade esteja entre os macacos e a base de apoio durante todo o processo.
É recomendado que só deve ser levantado em locais aprovados pelo engenheiro responsável com conhecimento da compactação do solo no local.
È recomendado e muito importante também que no uso de macacos nunca de exceda a 75% da capacidade do macaco definida pelo fabricante.
Nunca se deve realizada tarefa com sanduíches de chapas como na figura abaixo, deve se prever suportes fabricados e calculados para os diversos estágios de elevação que se planeja elevar a carga.
Os macacos hidráulicos devem ter suas mangueiras travadas com sistema antichicotiamento e possuírem sistema de retenção da pressão caso haja rompimento das mangueiras.
Existem Macacos com porca de aperto no cilindro de elevação que permite que serem ajustados de tempos em tempos que a carga vai se elevando, é muito recomendado o uso destes macacos por serem mais seguros.
Durante o macaqueamento é recomendado que fogueiras ou os berços adjacentes aos macacos devem ser continuamente calçadas para minimizar a distância de queda se alguma coisa falhar.
Se vários macacos estiverem simultaneamente interconectados deve se atentar para a lei de Paschoal, onde o macaco com menor carga vai se deslocar com maior velocidade podendo deslocar o centro de gravidade para região indesejada.
Se mais de um macaco for utilizado de forma independente, ou seja, não interconectado deve-se controlar a pressão e o deslocamento de cada um de forma que nenhum desiquilíbrio o esforço desigual aconteça que ponha em risco a operação.
Nosso objetivo é Salvar Vidas