by Juarez Barbosa Juarez Barbosa

Existem operações de pontes rolantes comummente com transporte de carga líquida, onde o balanço da carga ao ser desacelerada pela ponte é indesejado, esta situação e muito comum em áreas siderúrgicas, devido ao elevado risco de projeção de material incandescente e ou em elevada temperatura, outras aplicações como por exemplo em oficinas de montagem de subconjuntos pesados onde o balanço da carga pode provocar acidentes.

Nestes casos recomenda-se a implantação de dispositivos “Anti-Sway” que na realidade são dispositivos que permitem a desaceleração controlada da ponte de forma que a carga não entre em balanço.
Princípio de funcionamento do Anti-sway
Quando o carrinho da ponte rolante está se deslocando com uma velocidade “v” e em um determinado momento o deslocamento do carrinho é interrompido porque precisamos parar o deslocamento da ponte, ocorre neste instante um momento de frenagem. A carga dependurada pelo cabo tende a continuar o deslocamento provocando neste instante um movimento pendular da carga.

A carga tende a continuar em movimento pela inercia e devido a estar presa ao cabo desenvolve um movimento pendular com um deslocamento até uma altura “h” no eixo “y” e uma distância “d” no eixo dos “x”
Dado que Energia Cinética no Ponto => E= ½ mv²
No ponto 2 temos E=mgh
Como energia cinética do ponto 1 se transforma em energia potencial no ponto 2
Teremos: mgh= 1/2mv²
Ou seja: h= ½ v²/g
h= ½ (3 x 3)/9,8 => h = 0, 459 m ou 459 mm

No eixo “y y” – teremos h = vy * t – ½ * g * t²
vy = 0
Logo h= – ½ * 9,8 * t² => 0,459 = – ½ * 9,8 * t²
t² = 0,459 * 2 /9,8
t²= 0,09
t= 0,3 s

Calculando deslocamento no eixo “X X” da carga
Dado que t =0,3 s
Vf= Vi – d/t
Vi = 3,0 m/s e Vf=0
Vi= d/t
=> d= Vi * t
=> d= 0,3 * 3 = 0,9 m ou 900 mm
Visando reduzir o balanço reduziremos a velocidade segundo uma rampa de desaceleração mais suave conforme a curva abaixo:

Com a mudança do vetor velocidade menos abrupta temos uma redução no balanço da carga de 97% no deslocamento, reduzindo de 918 mm para 26 mm.
Entretanto o tempo necessário para desacelerar passa de 0,3 s para 0,66 s  o que é quase imperceptível do ponto de vista operacional
Adotar pontes com movimento anti-sway é muito eficaz na redução do risco de projeção de material fluido e incandescente devido ao balanço da carga.

Nosso objetivo é salvar vidas.