by Juarez Barbosa Juarez Barbosa

Risco de Fatalidade por descarga atmosférica é dos mais subestimados riscos climáticos severos, é o segundo assassino meteorológico líder nos Estados Unidos, sendo mais mortal do que furacões ou tornados, descarga atmosférica na América do Norte chega a matar uma média de 73 pessoas e ferir outros 300 por ano.

Do ponto de vista do Risco Ocupacional a fatalidade por descarga elétrica atmosférica (DEA) não pode ser de forma alguma ser negligenciada!

Já existem sistemas que identificam e sinalizam quando existe elevada probabilidade de ocorrer uma descarga elétrica atmosfera (DEA) em uma determinada região monitorada.

O objetivo do Sistema de Alerta de Raio é precisamente determinar a referida probabilidade com base no uso de um monitoramento atmosférico avançado a acoplado a um sistema de alarme a partir de um sensor colocado no solo medir a intensidade do campo eletrostático presente na atmosfera.

A experiência mostra que quando o referido campo excede 1000-2000 Volts / metro, a probabilidade de uma descarga ocorrer é muito elevada.

Nestes casos quando o campo atinge a faixa considerada de Risco elevado, é aconselhável parar ou suspender certas operações ou atividades numa área específica em torno do ponto de medição, quando não houver outras proteções como Para-raios.

É importante salientar que um valor elevado do campo não determina infalivelmente que uma descarga elétrica ocorrerá, mas indica somente que as circunstâncias são muito favoráveis para que o mesmo aconteça.

Temos enfrentado este tipo de risco com sucesso em obras no Brasil recomendando o uso do Sistemas de Proteção de Descarga Atmosférica (SPDA) e de deixar nas atividades de campo um ônibus próximo aos executantes, que no caso de alarme de descarga atmosférica podem se abrigar com segurança no interior do ônibus porque o mesmo funcionaria como uma Gaiola de Faraday caso ocorra DEA no local de trabalho.

Os profissionais que estiverem efetuando trabalhos no topo das edificações deverão ser removidos porque caso contrario estarão expostos a elevado risco.

Guindastes em obras são equipamentos que merecem atenção especial porque suas lanças estendidas oferecerem os mastros como elementos de capitação, ou seja mastros fazem a captação da descarga e conduzem DEA para o solo, sendo então dissipadas via patolas.

dea-2

Neste caso quando for necessário uso de dormentes abaixo das patolas deve utilizar uma chapa em cada patola com rabicho fazendo a by-pass ao isolamento proporcionado pelos dormentes de madeira.

Veja Croquis abaixo.

dea

 

Nosso Objetivo é Salvar Vidas!