by Juarez Barbosa Juarez Barbosa

Risco de Acidente nas atividades onde existe interface Homem x Máquina

Nas atividades de movimentação de terra, terraplanagem, corte e aterro ou mesmo escavação pura e simples, existe um elevado risco de acidente com o executante sendo atropelado ou atingido por alguma parte em movimento do equipamento que está executando o serviço, seja um caminhão, trator, pá carregadeira, escavadeira etc.

Este tipo de acidente apesar de ainda estar ocorrendo no Brasil, poderia ser facilmente mitigado com mais de uma diferente forma e abordagem com um baixo custo de implantação.

Vamos tratar os principais riscos e correlacionar as principais técnicas de mitigação que vão desde procedimentos até uso de modernas tecnologias disponíveis no mercado!

A principal Opção Técnica de Mitigação com efetividade de até 90% na redução do Risco é o uso do Dispositivo de Localização Individual baseado no RFID. (Uso Geral)

Também conhecido com o sistema anti-atropelamento, este dispositivo eletrônico tem como objetivo informar ao condutor ou operador do equipamento da presença e a quantidade de pessoas em volta do um equipamento móvel.

Cada executante que se quer manter sob controle vai estar utilizando um colete, ou mesmo com um capacete com um Chip RFID que emite um sinal ativo e este é captado na cabine do equipamento em operação indicando onde estão as pessoas que se quer controlar num raio de ação que pode chegar até 50 metros, este ajuste da distância de detecção é normalmente feito em comum acordo com a área de Segurança Ocupacional em função do tipo de atividade.

Dentro da cabine vai um display que mostra a localização das pessoas e alarma ao operador conforme ajustes de segurança acordados com a Área de Segurança Ocupacional.

Os Coletes (opcionais) também podem ser dotados de sinal luminoso e sonoro alarmando ao executante quando este se aproximar mais que a distância estabelecida para segurança dos mesmos.

Como o dispositivo de Segurança têm maior eficiência na mitigação do Risco, este dispositivo seria o mais indicado para todos os riscos ligados a redução do risco de acidentes decorrente da interface homem x máquina.

Outro Risco de acidente característico das atividades de terraplanagem é do atropelamento de greidistas e ou sinaleiros e ou outros pedestres na praça de máquinas.

 O dispositivo relatado anteriormente é o mais indicado pela sua efetividade na mitigação. Mas se não houver recursos para tal vamos tratar o assunto por meio de padrões e ações de mitigação.

A primeira ação é a redução do número de pessoas na praça de máquinas, muitas vezes o serviço do greidistas e sinaleiro podem ser executados por um só individuo executando as duas atividades, reduzindo assim número de pessoas expostas e aumentando a produtividade e a segurança.

A segunda Ação é e controle de acesso a praças onde estão operando máquinas limitando o acesso a poucas pessoas, sem necessidade de expor ao risco quem não está ligado intimamente a execução.

Segregação de área e controle de acesso nestas áreas são medidas muito eficazes, para limitar exposiçã

Os riscos dos profissionais que trabalham tendo interface com máquinas e equipamentos.

Os sinaleiros são ficam com frequência expostos ao risco de acidente por atropelamento, tombamento de caminhão nas atividades durante o posicionamento dos caminhões nas áreas de basculamento ou nas pontas de aterro nas atividades de bota fora.

A saída para redução destes riscos seria o uso de cones para indicar o posicionamento exato do caminhão.

O sinaleiro depois de posicionar o cone assume um uma oposição num local seguro fora do rio de ação caminhão considerando tombamento do equipamento ou atropelamento de frete ou de ré.

O cone pode ser colocado contando com a referência a roda dianteira ou a roda traseira. O motorista vai parar na posição demarcada pelo cone, e o sinaleiro se posiciona em área de menor risco neste caso da foto, atrás das pilhas de material já basculhados.

Além de reduzir risco este padrão traz a vantagem de o sinaleiro poder posicionar mais de caminhão ao mesmo tempo distribuindo cones nos diversos locais de basculamento.

Como este padrão depende do comportamento humano ele está sujeito a falha humanas, então não considerem em seus planos uma elevada efetividade neste tipo de mitigação como a considerada no uso de dispositivos eletrônicos que permitem mitigações de até 90%, estimamos que a redução neste caso fique entre 30% a 50% do risco.

Este processo tem que ser auditado para garantir que o padrão seja seguido fielmente.

Risco na aproximação do equipamento para manutenção, aproximação para pessoas para apropriação e outras.

Diversos acidentes ocorrem devido a necessidade de aproximação de profissionais do equipamento para Manutenção, Comunicação, entrega de objetos ou mesmo alimentação, necessidade de apropriação etc.

A condição, ou momento crítico ocorre durante a aproximação, neste caso é preciso ter certeza que o equipamento está efetivamente parado e ou mesmo se o operador tem consciência da aproximação de uma pessoa do raio de atuação do equipamento.

Há muitos relatos que o acidentado solicitou a aproximação e achou que o operador já o tinha visto ou autorizado sua aproximação no raio de atuação da máquina, algumas minas do mundo é padrão para aproximação com caminhões fora de estrada, neste caso é adotado o procedimento de o operador parar a máquina e sair para fora da cabine, indicando e sinalizando assim que o equipamento está efetivamente parado.

A Mitigação então passa por estabelecer um método seguro de comunicação entre o operador e o profissional que necessita se aproximar do equipamento. O método consiste na solicitação de aproximação e uma conformação por sinal que não deixa margens de duvida que a aproximação será segura.

Outro padrão muito eficaz que indicamos, foi testado em três anos de obras no Brasil, é uso de bandeirolas.

Neste caso usa-se uma bandeira para indicar que o equipamento está parado e solicitante está autorizado a se aproximar com total segurança.

Na Gestão de Risco o mais importante é pensar no que pode dar errado!

Para então fazer um plano de Mitigação e ter SUCESSO!

 

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