Risco de Acidente com Monóxido de Carbono (CO)

by Juarez Barbosa

A cinco dias atrás, seis trabalhadores morreram devido ao vazamento de monóxido de carbono em uma siderúrgica de Tadipatri, em Andhra Pradeshm na Índia em instalação que pertencente a uma  Industria Siderúrgica Brasileira.

Informações preliminares informam que um vazamento de gás monóxido de carbono foi a causa da fatalidade.

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Acidentes com Veículos – Limites de tolerância a desaceleração

by Juarez Barbosa

A velocidade em si não é um problema, a velocidade por maior que seja, não mata ou traz qualquer dano ao indivíduo, por simplesmente estarmos em velocidades elevadas.

Melhor exemplo disto é que aviões comerciais de cruzeiro viajam a 890 km/h, o Concorde voava a incríveis 2.120 km/h, outro recorde é do ônibus  espacial que para permanecer em órbita ao redor da Terra, o mesmo chegava a alcançar uma velocidade de cerca de 28 mil km/h.

O problema enfrentado pelo fator de estar a uma velocidade elevada é a necessidade de parar, ou seja, a variação do vetor velocidade que é denominado pela Física de aceleração e desaceleração. Leia mais

Cálculo detalhado para determinação da Zona Livre de Queda (ZLQ)

by Juarez Barbosa

Para garantir a segurança de um trabalhador que venha cair num sistema de contenção da queda ou linha de vida, devemos considerar que o sistema de detenção de queda do trabalhador deve ser projetado de modo que o mesmo não venha a se chocar contra o chão ou mesmo em qualquer objeto que represente risco ou que redunde em alguma possibilidade de lesão no caminho da queda num nível abaixo da área de trabalho.

Esta região é conhecida como “Zona Livre de Queda” – ZLQ;  que pode ser definida como região compreendida entre o ponto de ancoragem e o obstáculo inferior mais próximo contra o qual o trabalhador possa colidir em caso de queda, considerando a distensão ou deformações previstas na linha de vida, como uso de absorvedores de energia de queda até o nível do chão ou obstáculo mais próximo. Leia mais

Sistema Anti-balanço da carga em Pontes Rolantes (Anti-Sway)

by Juarez Barbosa

Existem operações de pontes rolantes comummente com transporte de carga líquida, onde o balanço da carga ao ser desacelerada pela ponte é indesejado, esta situação e muito comum em áreas siderúrgicas, devido ao elevado risco de projeção de material incandescente e ou em elevada temperatura, outras aplicações como por exemplo em oficinas de montagem de subconjuntos pesados onde o balanço da carga pode provocar acidentes.
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