Em um treinamento me perguntaram se havia recomendações ao deslocamento lateral em relação ao ponto de ancoragem e se sim qual seria a distância recomendável, buscando responder esta pergunta resolvemos escrever este post.
Em se tratando de quedas de trabalhadores que ocorram no sentido vertical com trabalhadores acoplados à linha de vida ou ancoragem fixa, devemos prever uma Zona livre de Queda (ZLQ) de forma que o executante de atividade em queda seja suportado pela linha de vida sem contato nenhum contra o solo, neste caso considerando as distâncias de abertura do absorvedor de energia, flecha máxima da linha de vida, alongamento do cabo de aço e a distância de segurança em relação ao solo.
Neste post vamos tratar de um assunto que vejo pouca preocupação ou informação sobre o risco de fatalidade devido ao movimento de pendulo numa queda onde seja acidentado bata contra uma estrutura em movimento horizontal, a pergunta que fica é o deve ser recomendado para mitigar risco de acidente em movimento de pêndulo.
Este tipo de risco é mais comum se observar quando do uso do trava-quedas retrátil que permite maior deslocamento do executante
Num movimento de pêndulo temos uma transformação de energia potencial e energia cinética onde o executante ao cair faz um movimento pendular.
Este movimento descreve um orbita circular e tem sua maior magnitude de risco contra o choque contra estruturas laterais existentes no momento de maior velocidade.
Temos então no ponto 1 – E= mgh em relação ao ponto 2
No ponto 2 – temos E= ½ mv²
Então a energia potencial do ponto 1 se transforma em energia cinética
=> m g h = 1/2 m v²
Onde V² = 2 g h
A pergunta importante a ser respondida é; que distancia lateral limite pode se deslocar um executante considerando um choque horizontal contra um obstáculo no caminho do movimento pendular.
Considerando que a normas estabelecem que para quedas verticais o limita desaceleração deve ser controlado pelo absorvedor de energia que deve abrir assim que as força gerada no impacto da queda atinja o valor de 6 KN temos, sendo então um limite para desaceleração aceitável conforme veremos a seguir.
Admitindo para um Homem com 100 kg de massa a desaceleração será:
F= ma onde m= 100kg logo teremos;
6.000 kg x m/s² = 100 kg x a
Onde a= 60 m/s² ou 6 g onde g é a aceleração da gravidade.
Temos agora a informação que o limite de desaceleração horizontal também deve respeitar estes valores para manter a integridade física do trabalhador.
Vamos então em (a) V² = 2gh
e V= at onde a é aceleração e T intervalo de tempo em que a velocidade cai para zero ao colidir com obstáculo
Para um choque contra obstáculo rígido tempo que a velocidade cai para zero é de aproximadamente 0,1 s
Temos então:
(at)² = 2gh como a limite para desaceleração é 6 g teremos:
=> (6gt)² = 2gh => 36 x t ² x g² = 2 x g x h
h= 18 x t² g => para t= 0,1s teremos h = 18 x 9,8 x 0,1²
Logo h= 1,8 m
Para limite de deslocamento lateral considerando a pior condição que seria um obstáculo no ponto de maior velocidade recomendamos o deslocamento máximo lateral em relação ao ponto de ancoragem de 1,80 metros.
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