by Juarez Barbosa Juarez Barbosa

Conceito – Olhal é um dispositivo composto de chapa plana com furo para introdução do pino, fixada em uma estrutura com a finalidade de suportar uma carga ou ancorar um cabo, tirante ou qualquer elemento sobre a ação da gravidade.

Olhais são muito importantes tanto nas atividades de trabalho em altura onde são elementos de ancoragem da linha de vida e nas atividades de movimentação de carga e nas atividades de manutenção.

Olhais normalmente estão envolvidos em atividades de risco da fatalidade nas mais diversas utilizações.

Nossa abordagem tem como objetivo dar conhecimento aos engenheiros e técnicos de segurança o que devem ter atenção no uso diário destes dispositivos na indústria em geral.

Muitos acidentes podem ser evitados fazendo uma boa gestação na fabricação, montagem e manutenção de olhais.

Temos observado nas atividades de manutenção e mesmo nas atividades de montagem na construção civil em obras e outras atividades com instalação de linha de vida, que existe um certo negligenciamento no uso de olhais, seja na fabricação e montagem.

Verificamos que em uma gama enorme de casos observados que os olhais foram construídos no campo, utilizando-se um maçarico e uma chapa de aço sem nenhum controle relativo a dimensionamento, qualidade do material e soldagem etc, verificamos que olhais que já estavam montados não eram avaliados quanto a falhas como fadiga e propagação de trincas, muito menos considerado parâmetros, como coeficientes de segurança e assim vai.

Este assunto é muito vasto e de importância significativa no aumento de risco de acidente fatais.

Vamos dar neste post dar noções dimensionamento de olhais para a área de segurança de forma que consigam identificar possíveis riscos no dimensionamento, fabricação e montagem.

Inicialmente a principal informação é saber qual a carga a ser movimentada, ou melhor, que esforço vai estar atuante no olhal e qual a capacidade de carga do olhal.

Nós recomendamos que devem ser utilizados somente olhais sua capacidade de carga indicados no mesmo, recomendamos somente adquirir olhais certificados com capacidade de carga conhecida e gravada no olhal, esta é uma boa prática de fundamental importância para segurança das pessoas e redução de risco de danos patrimoniais.

Informação muito importante é que os olhais para movimentação de carga devem ser sempre utilizados em conjunto com manilhas em conformidade com a norma ABNT NBR 13545.

 

Neste caso no deparamos com nosso primeiro problema, pois é muito comum ver olhais sendo utilizados diretamente acoplado em ganchos de chave catracas, ou diretamente em contato com cabos de aço, esta decisão errada de uso expõe o elemento olhal a uma tensão para o qual não foi projetado, além de deformar e danificar o ganchos forçando os fora da região de trabalho para o qual foram projetados ou mesmo provocando torção lateral nos ganchos e  ou danificar os cabos de aço pelo devido ao esforço cortante de bordas e cantos vivos do olhal.

Outra informação importante é saber é que o diâmetro do furo do olhal é determinado pelo diâmetro do pino da manilha, segundo a Norma PETROBRAS N-2683 esta relação deve ser de:

“Folga= 0,03D (D=diâmetro do pino)”.

Folgas excessivas entre olhal e pino da manilha devem ser evitadas porque colocam os dispositivos de içamento fora das condições o qual foram projetados.

Muito importante que o olhal, carga e manilha estejam sendo todos eles utilizados dentro de suas capacidades de carga.

Outro item importante a ser observado é atenção necessária ao olhal soldado é saber como fazer de modo correto o processo de soldagem, que normalmente é negligenciado deixando que o soldador decida que cordão vai fazer.

No dimensionamento do cordão de solda devemos seguir os parâmetros definidos na norma NB 14

A Norma estabelece que ao unirmos duas peças metálicas que espessura ey e outra de espessura ex , altura máxima do cordão de solda deve ter a dimensão da menor espessura a ser soldada, podendo ser menor que a menor espessura.

A  base do cordão de solda “b” é normalmente utilizada na mesma medida da altura do cordão de solda, ou seja:

b=h sendo menor ou Igual a menor espessura das chapas utilizadas.

Projetando o cordão de solda no seu comprimento em perspectiva teremos:

A definição da Garganta da solda que é a medida entre o vértice das duas chapas soldadas incidindo sobre a superfície de solda num ângulo reto conforme a figura anterior.

A Norma estabelece que tensão de cisalhamento admissível da solda (δc) é de 900 kgf/cm²

Calculando a área da seção da garganta (cor cinza) teremos:

 

A= G x L  Sendo L= comprimento efetivo da solda

Deve desprezar o incio do cordão de solda e final do cordão  da dimensão equivalente da altura do cordão de solda

Então; por exemplo, um olhal com cumprimento de 150 mm fabricado em chapa de 3/4 inch ou 19,05 mm com  altura do cordão de solda de 19 mm teremos:

L- 150 mm – 38 mm = 112 mm logo área de Cisalhamento efetiva da soldagem vai a área efetiva dos dois cordões de solda na base da chapa:

A1 = A2 = L efetivo x Altura do cordão = 112 X 19= 2.128 mm²

A efetiva de Soldagem = 2 x 21,28 cm² = 42,56 cm²

Como Tensão de Cisalhamento admissível (δ) = 900 Kgf/cm²

Adotando Fator de Segurança – FS=5

Teremos Capacidade Olhal => F= 900*42,56/FS

F= 7.660 kgf

Ou seja, em relação a soldagem estamos limitando olhal a trabalhar na capacidade de 7,6 tons.

Quando vocês forem utilizar um olhal qualquer, que necessite ser soldado, faça uma especificação da solda capaz permitir resistir a carga máximo que o olha está especificado, considerando a solda necessária e fator de segurança no mínimo de 5 (FS= 5)

Não se esqueçam de verificar se a execução da solda foi feita de modo correto verificando:

  • Dimensão da solda Altura e garganta seguindo especificações do projetista
  • Eletrodo utilizado conforme especificado
  • Solda executada sem mordeduras e ou presença de trincas

 

 

Nosso Objetivo é Salvar Vidas