by Juarez Barbosa Juarez Barbosa

Durante muito tempo vigorou um acordo de cavalheiros na indústria automobilística relativo a não se fazer propaganda relativo a questões de segurança de veículos, durante muito tempo os fabricantes e projetistas de automóveis, se sentiam com responsabilidade zero em relação aos acidentes fatais que ocorriam na industria automobilística, até que um fabricante de automóveis,  a Volvo   começou pensar em veículos seguros e começou a abordar que a  segurança como uma das vantagens de seus produtos em relação a concorrência, foi quando em 1959 pela primeira vez a Volvo veio a fornecer veículos com cinto de segurança de três pontos criado por Nils Bohlin, ai começou realmente uma revolução na construção de veículos com foco em segurança, onde milhares de vidas foram salvas.

As mudanças em projetos de automóveis mais seguros começaram a partir daí e hoje as estatísticas americanas mostram por exemplo que cinto de segurança e uso de Airbag são capazes de reduzir significativamente a severidade dos acidentes, com a redução da probabilidade de fatalidade em mais de 70%.

Estou abordando este fato histórico devido a um acidente recente com um executante tentando desobstruir um britador que estava com um pedaço de aço, conhecido na área de mineração como “Não britável” na câmara do britador.

Conversando com um engenheiro ele me fez esta pergunta! Como eu posso evitar este tipo de acidente?

Eu respondi que segundo estudos Australianos estimam-se que cerca de 40% dos acidentes que podem ocorrer durante a vida útil de um equipamento podem ser evitados no momento do projeto.

Nós da Decibel temos no banco de dados de acidentes alguns eventos de fatalidade na execução da tarefa de retirada de “Não britável” em empresas de mineração, sendo que dois deles ocorreram nos últimos 4 anos.

A Probabilidade da ocorrência de “Não Britável” preso a câmara é tão elevada que durante uma vida útil de um equipamento isto vai ocorrer várias vezes com certeza, o risco de fatalidade se torna elevado devido ao efeito mola, ou seja a energia acumulada pela pressão das mandíbulas do britador é liberada no momento em que o mecânico vai realizar a atividade de corte do “Não Britável, que neste momento tende a ser projetada para cima.

Quando ocorre fatalidade este tipo de problema fica na conta da empresa de mineração, quando na verdade é de corresponsabilidade da projetista do equipamento.

Todo equipamento de britagem pode ser facilmente projetado com um sistema de alivio de não britável onde um cilindro faria a abertura da câmara de britagem na presença de um não e permitiria facilmente a remoção do material.

Não britáveis são em quase sua totalidade dentes de escavadeiras que se quebram nas atividades de mineração e ficam misturadas ao minério e inadvertidamente são transportadas até a área de britagem sem que sejam identificados, isto é muito comum e não tem como gerenciar com facilidade e eficácia.

Todo fabricante de equipamento de britagem tem como saber o tamanho do maior dente existente na operação de mineração e fazer um sistema de alivio de tensão capaz de permitir a retirada do não britável sem risco de fatalidade, bastando que elimine a pressão sobre o elemento metálico preso na câmara de britagem.

Então chegou a hora de começarmos a realizar a mesma revolução que ocorreu não indústria automobilística e começar a fazermos uma análise de risco completa na compra de todo e qualquer equipamento. Privilegiando aqueles que incorporam a segurança e os cuidados com meio ambiente em seus projetos. Aliás já existem alguns projetos de britadores no mercado que consideram este risco, veja figura abaixo.

Britador com sistema de alívio para não britável

Se não, até quando, vamos ficar repetindo erros do passado e contando mortes por falta de cuidado do projetista ou falta de conhecimento do mesmo sobre os impactos de seus produtos sobre as pessoas e para aqueles que adquirem seus produtos com projetos deficientes do ponto de vista da segurança?