Esticar alinha de vida, este é um erro recorrente e que infelizmente tem tido o aval da área de segurança por falta de conhecimento.
Nunca me surpreendo com a pouca informação de alguns profissionais que atuam na área de segurança do trabalho.
Tenho dedicado tempo escrevendo aqui neste site tentando dar informações que possam melhorar o nível de conhecimento de pessoas dedicadas a segurança ocupacional no que se refere a engenharia de segurança.
Tenho visto que um conceito errado, mas um erro quase unanime em relação a linha de vida refere-se a conceito que linha de vida bem montada deve ser esticada, já ouvi isto em treinamentos introdutórios de segurança de empresa de grande porte, inacreditável mas acontece. Já verifiquei inúmeras vezes alguém solicitando incorretamente que se esticasse uma linha de vida.
A linha de vida quando é projetada corretamente, o projetista estabelece uma flecha prevista para quando a linha de vida venha a absorver a queda de uma pessoa a mantenha suspensa em segurança longe de obstáculos.
O projetista sempre prevê uma catenária na linha de vida, ou melhor, uma flecha para que as tensões no cabo e nas ancoragens fiquem dentro dos limites das tensões admissíveis considerando os fatores de segurança previstos nas normas
Esticando a linha de vida além do projeto você vai estar sobrecarregando cabos e ancoragens acimas dos limites estabelecidos pelo projetista.
Vejam que a medida que quando uma linha é esticada sobe exponencialmente a reação nas ancoragens e no cabo de aço.
É fácil observar que a medida que a flecha diminui a tensão no cabo aumenta veja que na figura acima diferenças pequenas no ângulo ou ajustes da flecha são fatais. No exemplo da figura anterior vemos que uma linha de vida projetada para ângulos diferentes, gera tensões que alteram de 300% do peso e impacto do mesmo sobre a linha para valores de 1.146%, com variação de ângulo de apenas 5 graus.
Resumindo, esticar a linha de vida é uma péssima decisão caso você não considere o valor especificado pelo projetista. Os profissionais de segurança devem observar que tão importante quanto o fato de se ter um projeto, exigir ART e cumprir todas as formalidades, de nada vai adiantar se a linha não estiver montada exatamente conforme especificado no projeto.
Toda linha de vida precisa ser liberada no campo e quem vai libera-la formalmente tem que ter nas mãos o projeto e assegurar que a tensão na linha entre outras verificações esteja correta.
Nosso Objetivo é Salvar Vidas