by Juarez Barbosa Juarez Barbosa

Todo empreendimento tem um ciclo de vida que pode ser subdividido nas etapas abaixo:

Ciclo de Vida de um Empreendimento.

  1. Projeto Conceitual
  2. Viabilidade do projeto
  3. Projeto de Engenharia e detalhamento
  4. Aquisição e Construção
  5. Comissionamento e Posta em Marcha
  6. Operação / Manutenção
  7. Modificação
  8. Eliminação / encerramento/fechamento do negócio

Do ponto de vista do risco cada etapa deve ser analisada segundo a sequência de fases baixo:

Fase Ciclo de Vida

Fases a serem Cumpridas
Projeto Conceitual Requer compreensão do projeto seus processos e materiais suficientes para abordar questões de segurança, saúde e meio ambiente durante a fase de designe engenharia

Considerar as possibilidades de eliminar riscos por redesenho ou uso de alternativas Tecnologias

Conclusão da avaliação do tipo Análise Preliminar de Risco – PHA (Preliminary Hazard Analysis)

Gerar inventário de perigos

Incorporar o pensamento preliminar sobre o fechamento da operação e os Perigos a serem geridos nesse momento

Processo de decisão documental e resultados esperados em todas as fases do projeto

Viabilidade do Projeto Fazer a avaliação do custo dos possíveis controles para as principais áreas de risco

Revisar a PHA para incorporar o entendimento atual

Projeto de Engenharia e detalhamento Revisar sistematicamente o Projeto para identificar quaisquer perigos (incluindo Saúde)

Identificar e estimar as consequências de tais perigos e identificar controles

Considerar todas as condições transitórias, por exemplo, inicialização, desligamento, emergências e perturbações

Considerar a ergonomia e o manuseio manual

Gerenciar todas as alterações no projeto para garantir que novos riscos não sejam introduzidos ou riscos aumentados

Atualizar PHA para uma avaliação completa utilizando técnicas apropriadas, e. HAZOP, ETA, FTA, FMEA etc.

Gerar o Hazard Registro Inicial

Aquisição e Construção

 

Revisar a metodologia da construção e identificar, avaliar e propor métodos para controlar riscos específicos

Identificar se haverá na construção / conflitos com as operações existentes e definir estratégia de gerenciamento;

Certificar-se de que as medidas estão em vigor para garantir que a intenção do projeto e os controles de perigo sejam cumprido integramente

Certificar-se de haja um gerenciamento todas e quaisquer alterações ou mudanças

Fazer revisão para identificar que houve uma gestão de risco total

Comissionamento e Posta em Marcha

 

Realizar uma avaliação de risco do processo de comissionamento e posta em marcha

Identificar riscos transitórios criados por comissionamento escalonado ou parcial

Revisar avaliações anteriores para garantir que todas as ações e controles sejam implementadas

Operação

 

Certifique-se de que a instalação é construída de acordo com o proposto no Projeto

Fazer Review Operacional de forma a garantir que as instalações estas sejam consistentes com o design. Verifique se os pressupostos feitos em todos os estudos anteriores são válidos

Certificar-se de que os procedimentos de manutenção e resposta de emergência incorporaram todos os requisitos identificados em estudos anteriores.

Certifique-se de que as mudanças desenvolvidas durante o comissionamento e a operação em andamento são consistentes com os estudos anteriores e não apresenta novos riscos ou aumenta riscos

Verificar se os estudos realizados anteriormente deixaram de identificar algum risco

Revisar sistematicamente os procedimentos

Manutenção Certifique-se de que todos os controles e, especificamente, os controles críticos sejam identificados e sujeitos a um regime de manutenção que atenda a intenção de controle, incluindo o plano de manutenção.

Certifique-se de que os Sistema de Padrão e Procedimentos operacionais e de manutenção e resposta de emergência, incorporaram todos os requisitos identificados em estudos anteriores.

Modificação

 

Deve existir um requisito absoluto para avaliar todas as mudanças na instalação, seja ela gerencial, operacional, manutenção, encerramento, novo processo, novos produtos químicos, etc., para garantir que não haja novos perigos introduzidos sem controles

Desenvolver documentação das decisões tomadas para cada mudança

Encerramento/fechamento do Projeto/Empreendimento Avaliar os riscos relacionados à remoção de equipamentos, fechamento de poços e lixões, demolição de estruturas, reabilitação de despejos, acesso de outros

Uma vez que a instalação estará fechada, avalie os problemas da comunidade, etc.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ferramentas de Gestão de Risco aplicáveis em cada uma das fases do Ciclo de Vida

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se Você quer conhecer como fazer gestão de Risco deve conhecer estas ferramentas e saber aplicá-las

 

Nosso objetivo é salvar vidas