As Cintas estão cada vez mais sendo utilizadas nas atividades de movimentação de carga, porque oferecem vantagens significativas tais como:
Oferecem melhor Manuseabilidade que o cabo de aço porque são:
- Mais leves
- Mais fáceis de guardar
- Mais flexíveis
Além disso oferecem
- Não agressão das cintas às peças movimentadas
- Absorvem movimentos bruscos
- Não produzem faíscas
- Não há limite mínimo relativo a diâmetro de contato
As primeiras normas europeias criadas sobre cintas sintéticas para movimentação de carga, tinham um fator de segurança superior a 10:1
A medida que foram sendo desenvolvidos produtos sintéticos de maior confiabilidade este fator de segurança foi sendo reduzido.
Hoje a ABNT- NBR 15637 estabelece que para cintas fabricadas no Brasil devem ser utilizadas com fator de segurança (FS= 7:1), ou seja, a carga de ruptura deve ser 7 vezes a carga de máxima trabalho (CMT).
As Cintas são especificadas com fator de segurança para suportar esforços dinâmicos da movimentação de carga e tais como esforços decorrentes da carga de vento, possíveis esbarrões que a carga sofra durante movimentação, esforço contra a gravidade, desgaste de uso etc.
Nos Estados Unidos foram mais recentemente desenvolvidas fibras sintéticas, como a aramida e o polietileno de alto módulo (HMPE), podemos que permitem trabalhar com um FS de 5:1, pois estas fibras, além de oferecerem maior resistência, também possuem menor elasticidade.
Isto tem gerado um problema de segurança no Brasil, porque alguns fabricantes resolveram fabricar cintas com Fator de Segurança 5:1 sem o domínio tecnológico, sem o desenvolvimento de matérias adequados.
Temos encontrado muitas cintas de fundo de quintal em uso na movimentação de carga com fatores de segurança 5:1 no Brasil.
A The American Society of Mechanical Engineers (ASME), Sociedade de Engenheiros do Estados Unidos, permite construção de Cintas Sintéticas com Fator de Segurança FS=5:1, provavelmente fabricantes brasileiros viram estas cintas importadas entrando no brasil para atividades de movimentação de carga, passaram a fabricar e indicar uso para cargas fora do padrão ABNT e estão especificando uso com fator de segurança diferente de 7:1.
Fiquem atentos as cintas fabricadas no Brasil com Fator de Segurança de 5:1 devem ser descartadas em favor da segurança dos profissionais de movimentação de carga.
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