by Juliano Matos Ribeiro Juliano Matos Ribeiro

No post sobre resgate em altura, http://consultoriaengenharia.com.br/seguranca-ocupacional/resgate-em-altura-equipamentos/#more-72072 foram citados alguns itens, porém não tratamos com detalhes o assunto ancoragem para a atividade resgate. Neste post iremos abordar este assunto de alta relevância com a atenção que ele merece.

Em nenhuma norma nacional você irá encontra algo falando sobre ancoragem para resgate em altura, porque? É muito difícil normatizar esta disciplina devido a diversidades de cenários, o que devemos ter em mente é itens de segurança e padrões para cada tipo de ancoragem.

Sistemas de ancoragem são empregados em diversas circunstancias e cenários de resgate, como por exemplo na área industrial, taludes, cavidades etc.

Os sistemas de ancoragem têm importância crítica e devem ser absolutamente seguros. O sistema de ancoragem pode ser fixado em um ou mais pontos, de forma a distribuir a carga aplicada.

Se for escolhido utilizar somente um ponto de ancoragem, este deve ser de tal forma que seja a prova de erros, as ancoragens são divididas em duas categorias a ancoragem natural e ancoragem artificial mecânica.

Alguns itens a serem avaliados em uma ancoragem são;

  • Condição da estrutura como oxidação, rachaduras deformação plásticas;
  • Cantos vivos que possa danifica os componentes da ancoragem.
  • Avaliação da capacidade de carga;
  • Pendulo

     ANCORAGENS TEMPORÁRIAS

São elementos móveis instalados temporariamente como pontos de ancoragens, podendo serem construídas de fitas sintéticas costuradas, cintas sintéticas com argolas metálicas, fita tubular, anel de ancoragem, cabo de aço inox.

Todos os elementos devem ter uma carga de ruptura mínima de 22 KN (2243,4 kgf), embora isto dependa muito da forma de instalação.

 

Na utilização de anel de ancoragem móvel deve-se utilizado sempre a configuração que permita obter a maior resistência conforme figura abaixo.

 

 

Ancoragens naturais

No caso de ponto de ancoragem naturais Exemplos: vigas “I”, “U”, vigas de concreto, pontes e torres. Deve-se ser efetuada uma avaliação quanto a sua utilização, dentre os aspectos que se devem ser verificados incluem-se os sequentes;

  • Solidez do ponto de ancoragem;
  • Estado de conservação do ponto de ancoragem;
  • Avaliação da capacitação de carga em relação ou uso pretendido;
  • Existência de ponto de atrito ou de alavanca ao redor da ancoragem que comprometam o seu uso.

 

  Ancoragem artificial

São elementos fixos instalados permanentemente ou já incorporados aos projetos originais de estrutura como pontos de ancoragens. São construídos de aço inox ou pelo mesmo material da estrutura em que está incorporado.

 ANCORAGEM MECÂNICA

Ancoragem construída através de dispositivos mecânicos como parafuso parabolt e chapeleta com capacidade de carga do no mínimo 22 kN  (2243.4 Kgf).

Enquanto ao uso deste tipo de ancoragem devemos tomar alguns cuidados práticos, dentre eles estão incluídos os sequentes;

  • Só podem ser instalados em concreto usinado com resistência a tração entre 20 a 25 Mpa, granito, vigas de aço ou de similar dureza;
  • Localização mais adequada dos pontos de ancoragem segundo o uso pretendido para evitar fator de queda, torção do metal e em relação ao fator de queda. Vale dizer que a ancoragem não pode ficar em quociente igual ou superior a um ou em pêndulo;
  • Deve-se utilizar pelo menos dois pontos de ancoragem;
  • Cuidados com rachaduras em rochas e concreto e integridade física de vigas metálicas;
  • Ângulos de perfuração;
  • Distância entre chumbador: distância mínima entre os chumbadores é igual a 10 vezes o diâmetro correspondente (X), a distância mínima de um chumbador à borda do concreto e igual a cinco vezes o diâmetro do correspondente (Y).

 

 TIPOS DE ANCORAGENS

O chamado ponto de fixação é a união de equipamentos a fim de disponibilizar um Ponto de fixação para trabalhos e principalmente resgates. É o nome que se dá para a fixação de sistemas onde são realizadas subidas, descidas e operações diversas em altura. Antes de realizarmos uma ancoragem, qualquer que seja a opção, deve-se escolher um ponto realmente seguro para a sua montagem.

ANCOARAGEM SIMPLES

Um ponto de ancoragem montador que recebe 100% da carga, alguns itens devem ser avaliados antes do uso:

  • Fator de queda;
  • Pendulo;
  • Torção dos metais;
  • Cantos vivos;
  • Resistência a força máxima aplicável.

 

ANCORAGEM EM SÉRIE

Para este tipo de ancoragem, utilizam-se, no mínimo, dois pontos de fixação. O ponto principal vai suportar 100% da carga e acima dele, o ponto secundário, fará a segurança. Nesta ancoragem alguns itens devem ser levados em consideração são eles:

 

  • Cantos vivos;
  • Condições da estrutura;
  • Fator de queda;
  • Nó a ser utilizado;
  • Pendulo.

 

ANCORAGEM SEMI-EQUALIZADAS

 

A equalização correta da ancoragem reduz potencialmente a carga imposta a cada ponto através da distribuição da carga (peso) neste sistema a carga e distribuída em dois pontos distintos isso nos traz um segurança, reduzindo assim a chance de um deles falhar.

Uns dos pontos principais a serem avaliados neste tipo de ancoragem e o ângulo de instalação quando instalamos ancoragens a partir de diferentes pontos de ancoragens é necessário levarmos em consideração os ângulos e a transferência de cargas para esses pontos em alguns casos, a tensão nos ângulos formados, pode ser maior que a massa submetida.

ATENÇÃO

Uma informação que normalmente não se entende nos sistemas de ancoragem, é que,

os ângulos afetam a tensão nas extremidades, de acordo com a carga. Quanto maior o

ângulo, maior a tensão nos pontos extremos. Em alguns casos, a tensão nos ângulos formados, pode ser maior que a massa submetida.

ANCOARAGEM EQUALIZADA

Neste sistema de ancoragem equalizada utiliza três pontos e são empregados de forma que as cargas exercidas nos pontos sejam distribuídas igualmente entre elas, mesmo quando sofre uma mudança na direção dos esforços à carga será distribuída entre os pontos, na confecção desta ancoragem dever ser utilizado corda.

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