by Juarez Barbosa Juarez Barbosa

Risco de Acidente com Explosão

Introdução:

Uma explosão pode ser definida como uma liberação rápida e violenta de energia que produz pressões potencialmente danosas.

Segundo Handbook “Lees’ Loss Prevention in the Process Industries: Hazard Identification Lees”'(2005) as explosões podem ser divididas em 3 tipos principais, energia Física, química, e energia nuclear.

A energia física resultante de uma explosão pode tomar a forma de energia de pressão em gases, energia de deformação em metais, ou energia elétrica. Exemplos de descarga violenta de energia física são a explosão de um vaso devido pressão alta do gás e da ruptura repentina de um vaso devido à fratura ou fragilidade mecânica.

Os maiores danos relativos à indústria química são fogo, explosão e liberação tóxica. Explosões são muito significativos em termos de seu potencial de danos, muitas vezes levando a mortes e danos materiais (Khan & Abbasi, 1999).

Toda explosão provoca ondas de pressão ao redor do local onde ocorre. Explosões são classificadas de acordo com essas ondas: em caso de ondas subsônicas, tem-se uma deflagração, em caso de ondas supersônicas (ondas de choque), tem-se uma detonação.

Os efeitos uma explosão detonação estão na forma de uma onda de choque composta por uma frente de choque de alta pressão, que se expande para fora do centro da detonação com sobrepressões máximos degradando-se com distância.

No que se diz respeito à magnitude de uma explosão, os dois fatores mais importantes e perigosos; são a sobrepressão e impulso (este último dependendo sobrepressão e duração positiva tempo fase), que são os principais responsáveis por danos aos seres humanos, elementos estruturais.

Do Ponto de Vista da Segurança Ocupacional

Do ponto de Vista da Segurança Ocupacional as empresas devem estabelecer políticas de segurança e procedimentos para garantir que sistemas de pressão são projetados, fabricados, testados, inspecionados, mantidos, reparados, e operado por pessoal treinado e qualificado, de acordo com princípios de engenharia aplicáveis.

Todos os sistemas de pressão e componentes que devem estar em conformidade as Normas como ABNT NBR 16035-1-2012.  Que especifica os requisitos mínimos que devem ser adotados para a construção de caldeiras e vasos de pressão baseados em normas ou códigos de construção que estão em conformidade com a ABNT NBR ISO 16528-1. Estes requisitos são estabelecidos para assegurar que os equipamentos pressurizados sejam construídos do modo mais uniforme possível, qualquer que seja a norma ou código de construção adotado. Outras normas da Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME) Caldeira e de vasos de pressão, ASME B31 (Código de tubulação de pressão) também são usadas pela engenharia no Brasil.

Do ponto de vista da segurança devemos observar que:

(1) Desenhos de projeto, esboços, e os cálculos devem ser revistos e aprovados por uma Projetista independente qualificado profissional (engenheiro). Documentado revisão por pares organizacional é recomendado.

(2) O pessoal qualificado deve ser usado para realizar exames e inspeções de materiais, em processo fabricações, ensaios não destrutivos, e teste de aceitação.

(3) Documentação, rastreabilidade e prestação de contas devem ser mantidas para cada pressão vaso ou do sistema, incluindo as descrições do projeto, condições de pressão, testes, inspeção, operação, reparo e manutenção.

Do ponto de Vista do Risco a quantidade de energia armazenada tem sido usada como a base para o reconhecimento de um risco significativo de pressão por mais de 20 anos.

Historicamente, múltiplas abordagens têm sido implementadas para a identificação de riscos relacionados com pressão e uma norma de consenso não foi obtida. Entretanto o limite máximo de 1.000 lbf.ft de energia armazenada, tem sido admitido como energia que pode trazer risco tem sido utilizado por indústrias nos EUA. Segundo (PACIFIC NORTHWEST NATIONAL LABORATORY ) – PNNL – 18696, abaixo do limite de 1.000 lbf.ft, não haverá necessidade de aprovações formais obrigatórias.

Tabela de Energia Armazenada para diferentes tipos de reservatórios (Segundo PNNL- 18696)

Este quadro da uma ideia da dimensão do Risco na indústria em geral, entretanto a maior parte do risco esta mitigada com um bom projeto de engenharia, a questão mais importante do ponto de vista da segurança é manter os padrões de engenharia eficazes no tempo.

Nosso objetivo é Salvar Vidas

OBS A Imagem acima do texto  Imagem de jftben Müller por Pixabay