by Ricardo Tadeu Coelho Ricardo Tadeu Coelho

O que é um dispositivo DR? O que ele faz? Como funciona? Quais os tipos? Qual sua confiabilidade? Porque instalar?

O objetivo desse texto é chamar a atenção para a importância do dispositivo DR que é bem conhecido entre as grandes empresas no meio industrial, mas pouco conhecido da grande maioria dos brasileiros e que pode salvar vidas.

O que é um dispositivo DR?

Um dispositivo DR ou dispositivo de corrente residual é um dispositivo que é projetado para impedir que as pessoas sofram um choque elétrico fatal caso toquem em algo energizado como um fio desencapado. Ele também pode fornecer proteção contra incêndios causados por falhas elétricas em instalações, equipamentos ou eletrodomésticos. O DR oferece um nível de proteção pessoal que os fusíveis e disjuntores não podem oferecer.

O que o dispositivo DR faz?

O DR é um dispositivo de segurança muito sensível e que desliga a eletricidade automaticamente caso ocorra uma falha. Ele é projetado para proteger contra os riscos de um choque elétrico e incêndio causados por uma falta à terra. Por exemplo, se você cortar o fio de alimentação da sua máquina de cortar grama acidentalmente, tocar em fios energizados expostos ou em um aparelho com defeito que por algum motivo permita que a corrente elétrica flua para a terra, o dispositivo DR desligará automaticamente a alimentação elétrica daquele circuito.

Como o DR funciona?

O DR monitora constantemente a corrente elétrica que flui através de um ou mais circuitos que é usado para proteger. Se ele detectar a corrente elétrica fluindo por um caminho não intencional, como através de uma pessoa que tenha tocado uma parte energizada, o DR vai desligar o circuito extremamente rápido, reduzindo significativamente o risco de morte ou ferimentos graves.

Se uma falha de uma fase para a terra se desenvolve, uma parte da corrente elétrica do condutor de fase não retornará através do condutor neutro. O DR monitora essa diferença, opera e desliga o circuito quando a corrente residual (I∆n) atingir um limite pré-estabelecido.

Essas correntes de “fuga” provocam risco às pessoas em duas situações:

Contato Direto: Falha de isolação ou remoção das partes isolantes com toque acidental da pessoa em uma parte energizada (fase / terra).

dr1

 

Contato Indireto: Através do contato da pessoa com a parte metálica (carcaça de um eletrodoméstico, por exemplo), que estará energizada por falha de isolação, com interrupção ou inexistência do condutor de proteção (terra).

         dr2           

 

Quais são os principais tipos de DR?

Existem vários tipos de dispositivos DR entre portáteis e fixos. Os dispositivos DR portáteis encaixam em qualquer tomada padrão e ao conectar um aparelho a essa tomada, o DR portátil funcionará como o dispositivo DR fixo, porém fornecerá proteção apenas para a pessoa em contato com o equipamento ligado ou àquela tomada especifica.

Os dispositivos DR fixos são os mais comuns e basicamente são: o Interruptor DR, o Disjuntor DR, o Módulo DR e a Tomada DR, sendo que no Brasil encontramos mais comumente os três primeiros, já as tomadas DR por aqui são tomadas montadas com um dispositivo DR em painéis e normalmente utilizadas na indústria.

Interruptor DR: É um dispositivo de seccionamento mecânico destinado a provocar a abertura dos próprios contatos quando ocorrer uma corrente de fuga à terra. O circuito protegido por este dispositivo necessita ainda de uma proteção contra sobrecarga e curto circuito que pode ser realizada por disjuntor ou fusível, devidamente coordenado com o dispositivo DR.

Disjuntor DR: É um dispositivo de seccionamento mecânico destinado a provocar a abertura dos próprios contatos quando ocorrer uma sobrecarga, curto circuito ou uma corrente de fuga à terra.

Módulos DR: É um dispositivo para ser associado a um disjuntor termomagnético adicionando a ele a proteção diferencial residual, ou seja, esta associação permite a atuação do disjuntor quando ocorrer uma sobrecarga, curto circuito ou corrente de fuga à terra.

Abaixo temos um exemplo de uma instalação de dois dos dispositivos DR citados acima em um quadro de distribuição de energia de uma residência utilizando um Disjuntor DR como o disjuntor principal com corrente nominal In = 63 A e corrente nominal residual I∆n = 300 mA para proteção de alguns circuitos contra incêndio em função de correntes de fuga à terra acima de 300 mA e um Interruptor DR de corrente nominal residual I∆n = 30 mA para circuitos onde é necessária a proteção das pessoas contra o choque elétrico.

dr3

Os dispositivos DR são confiáveis?

Estudos mostram que os dispositivos DR fixos tem aproximadamente 97% de confiabilidade e que esse nível de confiança melhora quando os dispositivos são testados regularmente. Se você possuir um dispositivo DR fixo em suas instalações, ele irá reduzir o risco de um choque elétrico para você e sua família além de também proteger sua casa contra o risco de incêndio causado por danos na fiação ou em aparelhos defeituosos.

Porque instalar um dispositivo DR?

A linha tracejada em azul no gráfico abaixo da curva Tempo x Corrente representa o umbral da zona perigosa para uma pessoa que sofre um choque elétrico e que normalmente é a corrente nominal residual I∆n ≤ 30mA definida para a atuação dos dispositivos DR de alta sensibilidade destinados fundamentalmente à proteção das pessoas.

dr4

O dispositivo DR tem um baixo custo e sua instalação é bem simples, podendo ser facilmente instalado no quadro de distribuição de energia e os seus benefícios são tão grandes que a Norma Brasileira da ABNT – NBR 5410 sobre as Instalações elétricas de baixa tensão torna a sua instalação obrigatória em áreas perigosas tais como: cozinhas, banheiros e áreas externas residenciais, prédios públicos, supermercados, shoppings, hotéis e outras instalações públicas e privadas.

Para maiores detalhes sobre a instalação dos dispositivos DR, tipo de ligação associada aos respectivos esquemas de aterramento padronizados é fundamental consultar a Norma Brasileira da ABNT – NBR 5410 que esclarecerá todas as suas dúvidas.

 

 Nosso Objetivo é Salvar Vidas

 

Referências Bibliográficas:

– NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão.

– Inspection and testing of electrical installations – Residual Current Devices http://electrical.theiet.org/wiring-matters/50/rcd/

Residual Current Devices –   http://www.safework.nsw.gov.au/health-and-safety/industry-safety/electrical-and-power/residual-current-devices

– Proteção contra Choques Elétricos –http://w3.siemens.com.br/buildingtechnologies/br/pt/produtos-baixa-tensao/protecao-eletrica/saiba-mais/Documents/Cat%C3%83%C2%A1logo%20Dispositivos%20DR%20.pdf