by Juarez Barbosa Juarez Barbosa

A Decibel Consultoria desenvolve atividades de engenharia sendo que uma de nossas especialidades é a inspeção e realização de ensaios não destrutivos em geral.

Não temos intenção de usar este site para fazer propaganda de nossas atividades, mas em relação a inspeção de cabos de aço estamos divulgando este post porque está intimamente ligada à tecnologia voltada a segurança de pessoas em elevadores, guinchos de transporte de pessoas em minas subterrâneas, teleféricos etc.,

Por este motivo optamos por tratar este assunto aqui porque sabemos que existe uma infinidade de aplicações de cabo de aço que hora estão sendo substituídos por vida, número de horas em operação, tendo ainda condições de uso com total segurança e sabemos que também há casos em que cabos estão em uso sem estar devidamente habilitado tecnicamente para tal gerando risco de acidentes.

Elevadores de Minas Subterrâneas (Guinchos)

Guinchos são Equipamentos muito importantes se não fundamentais a uma operação de mina subterrânea na indústria de Mineração.

São os equipamentos que tracionam o cabo em elevadores permitindo a retirada do minério para a superfície e fazer o transporte dos profissionais que precisam se deslocar no subsolo.

Estes equipamentos e instalações apresentam diversas variações de projetos e concepções de projetos que variam de Guincho com um tambor com cabo vertical, dois tambores de enrolamento, ou simplesmente guinchos de fricção.

Independentemente do tipo de equipamento e projeto as instalações de mina com transporte em guinchos é sem dúvida uma instalação de alto risco, porque uma falha tem potencial para gerar múltiplas fatalidades. Alguns guinchos de mina têm capacidade para transportar mais de 100 pessoas numa única gaiola (Meio de transporte de pessoas no poço vertical).

Os equipamento de ensaios nos cabos de aço conhecidos como Ropetest ou Aparelhos de inspeção Magnetográfica  visam acompanhar as condições operacionais dos cabos em suas diversas aplicações.

As inspeções eletromagnéticas (magnetográficas) em cabos de aços consistem na passagem do cabo através de um dispositivo capaz de magnetizá-lo com um campo forte o suficiente para sua saturação. A presença de uma descontinuidade no cabo irá produzir uma distorção nas linhas de fluxo magnético, que é detectada por sensores especiais e pode ser analisada em impressão em uma fita de registro ou mesmo imagem de computador

O aparelho é capaz de identificar danos localizados como arames rompidos internos e externos, danos superficiais contínuos como desgaste, presença de corrosão etc. Não é preciso dizer que a inspeção magnetográfica é muito superior em capacidade de detecção de danos que a inspeção visual.

O aparelho consiste de um cabeçote bipartido por onde passará o cabo que será inspecionado sendo este aparelho conectado ao dispositivo decodificação do sinal e registro

 

Sinal para cabo de Aço Novo

Registro de sinal de cabo de aço em uso com ligeiro desgaste sem dano localizado (fig. abaixo)

Obs:. A medição com Ropetest permite definir a perda de área metálica ocorrida por desgaste ou por qualquer outra causa.

Sinal característico de arame rompido no cabo de aço

Para aplicações como teleférico, elevadores de carga ou pessoas, para guinchos de mina ou cabos de aço de sustentação de pontes com grandes comprimentos, com a tecnologia disponível não faz mais sentido que esta aferição seja feita pela inspeção visual, principalmente em cabos de aço que são lubrificados com graxa de base asfáltica, o que dificulta muito a identificação de problemas e também considerando que a identificação de rompimento e desgaste de arames internos ou mesmo a presença de corrosão interna ao cabo que torna pouco eficiente as inspeções visuais.

 

Nosso objetivo é salvar vidas