by Juarez Barbosa Juarez Barbosa

Olhando os dados referente aos acidentes fatais nos Estados Unidos da América, vemos que o número de fatalidades pelo uso de “Escada Manual” é a segunda maior causa de acidente, quando consideramos o grupo “Acidentes Fatais Devido a Quedas”. Número inesperadamente alto diante da tecnologia existente e disponível no mercado.

Uso de escadas é responsável por 17,2% de todas as fatalidades devido a queda no período acima analisado.

Entre os trabalhadores da construção civil, estima-se que 81% das lesões por queda tratadas nos departamentos médico em emergência, envolvem uso de uma escada manual.

Estima-se que 15.460 lesões não fatais relatadas pelas empresas americanas acarretem perda de tempo de serviço superior a 1 dia de trabalho.

Estes números são muito elevados considerando que as lesões e fatalidades por quedas em escadas manuais, que são facilmente evitáveis.

Para evitar quedas de escada, os empregadores deveríamos considerar as seguintes ações de mitigação do risco.

  1. Planejar o trabalho para reduzir ou eliminar a necessidade de utilizar escadas, aplicando a segurança no projeto e nos princípios de construtibilidade para executar o máximo de trabalho possível no chão.

 

  1. Fornecer equipamentos alternativos e mais seguros para trabalho prolongado em elevação, como elevadores aéreos, andaimes suportados ou plataformas aéreas de trabalho.

 

  1. Limitar o uso de escadas manuais somente nas atividades internas as construções, como dentro de salas, escritórios etc.

 

  1. Prever, projetar e instalar escadas de marinheiro com trava quedas nas condições externas onde não for possível uso de plataformas elevatórias e fornecer EPI’s adequados para complementar o uso seguro da escada.

 

  1. Fornecer informações adequadas sobre a segurança das escadas e treinamento para os funcionários. A familiaridade e a conformidade com as disposições das normas de segurança e regulamentos, tais como o reconhecimento de tipos e condições de escada e o uso do posicionamento de escada e outras práticas seguras de escada, são cruciais para reduzir lesões causadas por quedas de escada.

 

Vejam que podemos salvar muitas vidas com medidas simples, só nos Estados Unidos são 1.500 fatalidades em 10 anos.

 

São ações que vão reduzir drasticamente este tipo de acidente, além de aumentar a produtividade do uso da mão de obra.

 

Nosso objetivo é salvar vidas