by Juarez Barbosa Juarez Barbosa

Estive recentemente numa grande empresa de mineração no Brasil e verifiquei que eles estavam com problemas de elevado número  de tombamentos de Caminhões Rodoviários adaptados para transporte de Minério.

Resolvi abordar este assunto aqui para tentarmos entender melhor este risco do ponto de vista da segurança.

Este post vale também para tombamento de quaisquer veículos inclusive os veículos leves também.

Temos que analisar o tombamento considerando os seguintes pontos chaves:

  • Centro de Gravidade
  • Velocidade em Curvas
  • Centralização da Carga
  • Transferência dinâmica da carga em relação ao lateral do caminhão

Neste post especificamente vamos tratar de Risco de Tombamento pela influência do Centro de Gravidade em terrenos inclinados durante transporte

  • Influência do Centro de Gravidade em terrenos inclinados

 

O Centro de Gravidade tem enorme influência no agravamento ou atenuação do Risco de Tombamento principalmente em caminhões.

A Carga também tem significativa influência quando estamos analisando risco de tombamento de caminhões rodoviários no transporte de minério, porque a carga e mais ainda o coroamento da carga elevam o centro de gravidade, qdo comparados com o caminhão vazio.

No próximo Post vamos tratar deste assunto calculando influencia da carga relativo ao risco de tombamento.

Para determinação para o limite para tombamento devemos considerar:

Se a linha de Projeção do centro de Gravidade atingir o centro das rodas traseiras do caminhão, o mesmo estará no limite de capotamento, isto considerando que a centralização da carga está correta e a calibração dos pneus está correta! Se não tiverem ao risco agrava ainda mais.

Se a projeção do Centro de gravidade em terrenos inclinados passar para fora do ponto limite marcado em azul caminhão vai tombar –  figura 2

Para Mitigação deste tipo risco é usual instalarem inclinômetros que são instalados dentro da cabine do caminhão e alarmam qdo a inclinação atinge valores limites de risco ajustados para operação segura!

Para determinação do ângulo limite de inclinação ao tombamento lateral considerando uma carga coroada com centro de gravidade de 3,835 m acima do solo e para bitola traseira do caminhão de 1,804 m como exemplo,

 

Neste Caso podemos que calcular o ângulo limite de tombamento dado ela equação:

 

Tan Ø = (1,802÷2)÷ 3,835

Logo Ø = 13,23 graus

 

Adotando Fator de segurança FS= 2

Recomenda-se então um ângulo máximo de 6 Graus como limite seguro

 

Para mitigação deste risco são utilizados inclinômetros instalados dentro caminhão informando e alarmando qdo o veículo atingir valores de inclinação próximo de 6 graus

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