by Juarez Barbosa Juarez Barbosa

Redução do Risco de acidentes devido a fadiga e sonolência do Motorista/Operador

O Número Acidentes com Equipamentos de Mineração, Caminhões Transporte Rodoviário, Equipamentos de Terraplanagem que ocorrem devido à fadiga ou sonolência do operador/motorista são de severidade e taxa de frequências muito significativas.

Segundo estatística Americana a sonolência e a desatenção do motorista são fatores-chave na contribuição para acidentes de caminhões comerciais nas rodovias, estes são responsáveis ​​por 1.200 mortes e 76.000 feridos por ano a um custo de cerca de US $ 12,4 bilhões de dólares.

Estima-se  que 21 por cento dos acidentes fatais de veículos motorizados envolvem fadiga do motorista.

Um terço das falhas envolvendo um motorista  sonolento resultam em lesões.

De acordo com outro estudo realizado em 2008 pelo Instituto Nacional Sueco de Pesquisa de Estradas e Transportes, indicam que cerca de 20% de todos os acidentes de trânsito são causados ​​pela fadiga do motorista.

Motoristas cansados ​​têm também oito vezes mais probabilidade de se envolver e acidentes que motoristas descansados.

Estes dados são tão significativos que se comparam com condução de veículos por indivíduos embriagados.

Dificuldades de Mitigação

Há bem pouco tempo atrás não havia como gerenciar com eficiência este tipo de problema, então as empresas desenvolviam programas de parada obrigatória dos equipamentos e dos operadores de tempos em tempos para um cafezinho e quebra da rotina, outras empresas interrompiam temporariamente o turno de trabalho para realização de uma ginástica laboral como tentativa de mitigação do risco.

Felizmente recentemente, uma empresa Australiana desenvolveu tecnologia de rastreamento ocular que aborda um dos maiores problemas de segurança nas indústrias de mineração e construção civil que é da fadiga do motorista.

O sistema conhecido como  Driver Safety System (DSS) já está em uso em vários equipamentos “Fora de Estrada” e conta com a parceria da maior fabricante mundial de equipamentos de mineração.

No Brasil outra empresa dedicada ao desenvolvimento de dispositivos e equipamentos de segurança ocupacional desenvolveu também um dispositivo de monitoramento da  fadiga baseado no monitoramento dos olhos por câmeras instaladas na cabine do equipamento, que dispara um alarme sonoro assim  que registra os sinais de fadiga do operador/motorista.

As soluções tecnológicas permitem que o sinal com informações do motorista ou operador seja enviado via rádio para uma central de controle ou central de despacho muito comum nas grandes Minas no Brasil, ou caso não haja central de controle de frota as informações também poderão ser coletadas no próprio equipamento pelo gerenciador de segurança local.

Como dispositivos de engenharia geralmente têm elevada efetividade na mitigação do risco,  não faz mais sentido empresas de construção civil pesada e empresas de mineração não adotarem estes dispositivos como meio de reduzir riscos de fatalidades de seus contratados.

Estamos disponibilizando estas informações porque sabemos que têm muitas empresas que desconhecem existência de tal tecnologia.

Acreditamos que empreiteiros e mineradores além de trazer uma redução significativa do risco de fatalidades, podem reduzir também custos decorrentes destes acidentes que são significativos.

Nossa intenção é também fazer chegar estas informações as Empresas de Seguro, que podem aí ter uma boa chance de redução do número de sinistros relativo à fadiga e sono no volante.

 

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