by Juarez Barbosa Juarez Barbosa

Tenho recebido por mais de uma vez perguntas sobre como dimensionar uma base para patolamento de guindaste com uso de madeira.

Já vi muita gente considerando que a sapata do guindaste tem tamanho suficiente já projetado para a carga que vai levantar, o que não é verdade.

Outro ponto importante a ser lembrado é que, como um guindaste trabalha e gira sobre os diversos cantos e quadrantes, a carga se deslocará e, a qualquer momento, uma carga maior será colocada em uma patola do que nos outros.

Por essa razão que dividir igualmente a carga ao redor dos estabilizadores é um erro. Se você considerar que 100% do guindaste e carga máxima podem ser exercidos em qualquer uma das patolas, a qualquer momento, você tem que considerar isto ao calcular a área a ser prevista para suporte da patola.

Então decidimos abordar neste post os cuidados e informações necessárias para que seja construída uma base de madeira ou mesmo metálica para suportar as patolas sem que as mesmas afundem no terreno permitindo o desequilíbrio do guindaste.

Para realizar os cálculos necessário precisamos conhecer

  • Peso próprio do Guindaste
  • Peso da Carga a ser içada
  • Peso dos Acessório de içamento
  • Peso da lança

Próxima etapa é conhecer o esforço que a sapata exercerá sobre o solo.

Neste caso é preciso calcular os momentos das cargas em relação ao ponto de apoio considerando centro de gravidade relativo ao peso próprio do guindaste, o centro de gravidade relativo ao peso da carga e acessórios e por último o centro de gravidade relativo ao peso da lança.

Considerando a Carga descarregada em cada sapata neste caso a compressão vai ocorrer nas duas sapatas dianteiras do guindaste.:

Os momentos definidos pelas cargas são:

F1= Peso do Guindaste

F2 = Peso da Carga + Acessórios de levantamento na pior condição

F3 = Peso da Lança na pior condição

 

X1= Distancia do CG do guindaste até a Sapata da frente que esta comprimindo ao solo

X2= Distancia da CG da Carga na pior condição da movimentação ate a sapata que esta comprimindo o solo

X3= Distancia do CG da Lança ate a sapata que esta comprimindo o solo

F = Força de compressão atuando sobre a sapata

 

F1*X1 = F2*X2 + F3*X3

 

Exemplo: Considerando um guindaste com lança 143 ft de comprimento com um raio máximo operacional de 38 m

 

Peso próprio do guindaste = 220.000 lb = 99.790 kgf

 

Peso da lança = 24.000 lb = 10.886 kgf

 

Peso da Carga máxima a ser içada na pior condição esta informação pode ser obtida na tabela de carga do guindaste adicionando um fator de segurança ou calculando para o limite de tombamento conforme segue abaixo:

 

X1 = 5,18 m

X2 = 38,1 m ( Pior condição raio máximo de operação)

X3 = 15,8 m

 

Vamos calcular então a carga limite permitida considerando o limite de tombamento do guindaste

 

F1 * X1 = F2 * X2 + F3 * X3

 

Carga Limite é => ( peso máximo admissível no limite de tombamento referente a carga+ macessorios)

 

F2 (carga limite) = (F1*X1 – F3*X3) ÷ X2

 

F2 = 9.043 kgf no raio máximo

 

Como esta carga vai estar em algum momento encima de uma patola teremos

 

F = Força atuando sobre a patola

 

F= F1+F2+F3 = >

 

F= 99.790 kgf + 10.886 kgf + 9.043 kgf

 

F= Força sobre a sapata = 119.719 kgf (1) ou

 

Observação importante:

 

O guindaste nunca será utilizado na sua capacidade máxima levando em consideração ao tombamento, as normas Europeias DIN/Isso determinam que limite é 75% da capacidade máxima, as Normas Americanas ASME B 30.5 define o limite de 85% da carga,

Mas para efeito do cálculo da área necessária a suportar a pressão de patolamento vamos considerar a maior carga por isto não faço neste caso a redução, jogando a favor da segurança.

 

Voces podem também obter a carga limite ao tombamento consultando as tabelas de carga do guindaste

 

Calculando a Área necessária ao patolamento.

 

Para calcular a área de patolamento voce vai precisar obter a capacidade de Rolamento do solo ou seja capacidade que o solo pode suportar carga, pessoal da civil te passa esta informação.

 

Em muitos casos, a capacidade de carga do solo é menor que a a carga atuante na sapata do guindaste, podendo desequilbar o guindaste. Portanto, é necessária a utilização de placas de berço, esteiras ou aço sob os estabilizadores da grua de esteira ou caminhão para distribuir a carga de reação

 

Para calcular a área necessária precisamos dividir o peso total obtido em na Força “F” em (1) pela capacidade de rolamento do solo, com este valor você vai obter a área necessária em relação a a capacidade de rolamento do solo.

 

Suponhamos que a engenharia Civil nos informe que a capacidade de rolamento do solo é de 44 ton/m2 (normalmente utilizado para solos compactados)

 

OBS:, È muito importante que a capacidade seja informada por pessoal técnico qualificado baseado em critérios e testes realizados a estabilidade de seu guindaste depende disto.

 

A área necessária para patolamento será de 119,7 ton/ 44 ton/m²

 

Área necessária seria de 2,72 m²

 

Considerando uma seção quadrada de temos 2,72 m²  =  1,65 m x 1,65 m

 

Observação área de patolamento deve ser superior a 2,72 m²

Normalmente utilizamos madeira para aumentar a área de contato da patola e neste caso precisamos considerar a capacidade da madeira relativa sua resistência para suportar esta carga, vamos tratar isto no próximo post.

Nosso objetivo é salvar vidas