by Antônio Mendes Barros Filho Antônio Mendes Barros Filho

 É absolutamente imprescindível que não seja atribuído ao 5S qualquer coisa que fuja aos conceitos originais.

Por exemplo: o controle de estoque do 5S refere-se apenas ao consumo de peças ou materiais de reposição no dia a dia, que já estejam disponíveis nos locais de uso ou aplicação, tais como, canetas, papel, parafusos, fusíveis e etc. Estoque do almoxarifado da empresa ou do supermercado, por exemplo, são administrados conforme suas estratégias, definidas em função de logística, níveis de oferta, níveis de consumo, tendência de preço e etc.

Entretanto, não é correto pensar que, por causa disso o 5S é menos importante. Nada disso, o 5S é a base da gestão da empresa e, sendo assim, contribui para que busquemos os objetivos estratégicos do negócio. Ou vocês acham que seria possível produzir com qualidade num ambiente desorganizado e sujo?

Não! Não é possível fazer qualidade em ambientes assim. Claro que não.

Nessas condições devem ocorrer muitos acidentes com pessoas e equipamentos, danos à saúde, impactos ambientais, perdas de tempo e desperdício de materiais, além de desentendimentos, intolerâncias, desânimo e insatisfações diversas.

Foquemos em algumas estratégias que são quase unanimidade em operações:

  • Custo;
  • Saúde e Segurança;
  • Meio Ambiente;
  • Produção; e
  • Qualidade do produto.

Cinco estratégias para que uma operação se situe entre as melhores do mundo. E o que o 5S tem a ver isso?

Pois bem, recordemos os conceitos:

Ter Senso de Utilização (1ºS) é identificar materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados necessários e desnecessários, descartando ou dando a devida destinação àquilo considerado desnecessário. É, também, preservar consigo apenas os sentimentos valiosos como amor, amizade, sinceridade, companheirismo, compreensão, descartando os sentimentos negativos.

Ter Senso de Ordenação (2ºS) é definir locais apropriados e critérios para guardar, estocar ou dispor materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados de modo a facilitar a localização e guarda de qualquer item (cada coisa no seu lugar). Consiste, também, em distribuir adequadamente o seu tempo dedicado ao trabalho, ao lazer, à família e aos amigos; ter postura coerente, serenidade nas suas decisões, valorizar e elogiar os atos bons, incentivar as pessoas e não apenas criticá-las.

Ter Senso de Limpeza (3ºS) é eliminar a sujeira ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente, bem como manter dados e informações atualizados. O mais importante é não sujar, ou seja, identificar as fontes de sujeira e eliminá-las. Inclui ser honesto, ser transparente e sem segundas intenções com os amigos, com a família, com os vizinhos e etc.

Ter Senso de Asseio (4ºS) é criar condições favoráveis à saúde física e mental, garantir ambiente não agressivo e livre de poluentes. É manter boas condições sanitárias nas áreas comuns, zelar pela higiene pessoal e cuidar para que informações e comunicados sejam claros, de fácil leitura e compreensão. É ter comportamento ético, promover um ambiente saudável nas relações interpessoais, cultivando um clima de respeito mútuo.

Ter Senso de Autodisciplina (5ºS) é desenvolver o hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atender especificações, sejam elas escritas ou informais. Este hábito é o resultado do exercício da força mental, moral e física. Poderia ainda ser traduzido como desenvolver o “querer de fato”, “ter vontade de”, “se predispor a”. Significa ainda desenvolver o autocontrole (contar sempre até dez), ter paciência, ser persistente na busca de seus sonhos, anseios e aspirações, respeitar o espaço e a vontade alheias.

Vejamos, então, a relação do Programa 5S com as estratégias mencionadas:

  1. O custo operacional é um fator de competitividade importante para qualquer empresa. Certo? E onde podemos atuar com eficácia para redução dos custos? Nas nossas operações, manutenções e serviços de apoio. Concordam?

E aí, o Senso de Utilização, nos ensina a não desperdiçar energia, combustível, lubrificantes, peças, água, material de escritório e tantos outros itens que, de fato, compõem o custo operacional das organizações.

Além disso, temos que ser operadores que buscam a melhor produtividade, aproveitando ao máximo a energia elétrica ou o combustível que nossos equipamentos consomem para produzir; temos, também, que ser mantenedores que não trocam uma peça sem antes perguntar cinco vezes porque quebrou. Apenas trocar a peça, não faz de ninguém um bom mecânico, entretanto, boquear a causa… ah! Isto sim nos torna diferenciados.

  1. Agora, vamos agrupar estratégias que têm que ser pensadas de forma integrada, tais como as questões ambientais e de saúde e segurança.

Para termos um bom desempenho em Saúde, Segurança e Meio Ambiente, temos que ter uma área limpa, sem desperdícios, organizada, sem obstáculos ou armadilhas, sem condições inseguras à saúde… não é assim? Então, se analisarmos bem, veremos que acabamos de falar do 1º, 2º, 3º e 4º Ss.

Devemos destacar alguns pontos:

  • Área limpa depende de pessoas conscientes que não a sujam propositadamente;
  • Desperdícios são impactos ambientais que, também, oneram os custos; e
  • Área organizada implica em sinalização, critérios de guarda, ausência de obstáculos e outras armadilhas que podem causar acidentes ou danos à saúde.

É assim que está a nossa empresa?

  1. Mais uma vez, vamos agrupar duas estratégias: produção e qualidade do produto.

Um equipamento ficará mais horas paradas para manutenção se não tivermos ferramentas, peças e outros dispositivos à mão. Certo? E com isso, lá se vai a produção como resultado da falta do Senso de Ordenação e, é claro, de um bom planejamento.

A falta do Senso de Ordenação aumentará as tais Horas Improdutivas de Manutenção que são fatores de causa para a baixa Disponibilidade Física dos equipamentos. E, quando perdemos produção e temos que correr atrás do prejuízo mais tarde, neste momento futuro em que estaremos compensado as perdas passadas corremos o risco de comprometer a qualidade do produto.

Procurem apropriar cada perda de tempo por causa de ferramentas que não são encontratadas, pequenas peças misturadas em tambores ou caixas sem nenhuma identificação… Aposto que levarão um susto.

  1. Já falamos dos 5S correlacionados às estratégias, mas não falamos do 5º e último S. Precisa? Claro que não, pois, sabemos que sem autodisciplina e persistência, colocamos todos os avanços a perder. Então, a atitude de cada um de nós é que garantirá a manutenção e melhoria contínua do nosso ambiente.

Para encerrarmos, outros fatores que o Programa 5S proporciona e que contribuem para as nossas estratégias, são aqueles relacionados ao clima organizacional, tais como:

  • Mais tolerância entre as pessoas;
  • Mais solidariedade;
  • Mais companheirismo;
  • Mais transparência nas relações; e
  • Satisfações diversas.

Obrigado por me “ouvirem” e sucesso a todos.