by Juarez Barbosa Juarez Barbosa

Depois de muito tempo falando de Segurança voltamos a falar de Manutenção e Confiabilidade.

Hoje vamos falar das opções estratégicas de tipo de manutenção que você poderá adotar, se você é um gestor de Manutenção

Estratégia de Manutenção é o conjunto de ações necessárias (o que fazer) para garantir a confiabilidade de um certo equipamento ou instalação.

A estratégia de manutenção depende da característica do serviço, do tipo de equipamento, da tecnologia disponível, etc. Não é possível adotar estratégias iguais para manutenção com características diferentes em virtude das condições de detecção, da quantidade, características e prioridade de cada equipamentos.

Cabe a Engenharia de Manutenção desenvolver sua Estratégia de Manutenção estabelecendo as diretrizes necessárias para implementação da manutenção nos seus Equipamentos e Ativos.

Este documento deve conter:

  • Terminologia condizente com definições do Planejamento da Manutenção.
  • Critérios adotados para a determinação das estratégias de manutenção dos equipamentos por classes ou outras características utilizadas.
  • Critérios adotados para determinação dos responsáveis pela realização das atividades relacionadas às estratégias de manutenção dos equipamentos por classes, estratégias ou outras características utilizadas.
  • Critérios adotados para determinação da frequência de realização das atividades relacionadas às estratégias de manutenção dos equipamentos por classes ou outras características utilizadas.
  • Rotina adotada para implementação e manutenção da estratégia de manutenção:
  • Frequência, responsáveis e formas de revisão e divulgação dos documentos relacionados.
  • Indicação de documentos que contenham desdobramentos das estratégias por equipamento, responsáveis e frequência de realização das atividades relacionadas.

O desenvolvimento e manutenção destes documentos visa à determinação das estratégias de manutenção para os equipamentos e a sua continuidade segundo critérios estabelecidos formalmente e assim registrados, atendendo às necessidades particulares de cada departamento da empresa.

Nas definições das estratégias de manutenção devemos considerar as alternativas:

  • Manutenção corretiva por opção (corretiva)

É a estratégia que somente realiza uma intervenção de Manutenção após ocorrência de uma falha.

Em relação a alguns componentes ou até mesmo equipamentos, pode ser que por opção estratégica da manutenção seja mais adequado somente intervir num equipamento ou componente quando o mesmo vier a falhar/quebrar.

 

Este tipo de estratégia é utilizado em equipamentos que não tem impacto no processo ou que a detecção da falha por meios preditivos e ou preventivos seja mais onerosa que a execução da intervenção da manutenção após a falha. Exemplos de componentes que adotamos corretiva por opção: Motor de limpador de para-brisa de um carro, lâmpadas são bons exemplos.

 

  • Manutenção preventiva sistemática (preventiva)

Feita com um intervalo de tempo definido e procedimentos definidos e repetitivos, esta estratégia é utilizada para equipamentos que não é possível monitorar seus defeitos seja por falta de acesso físico, tecnologia disponível ou por falta de recursos.

(Ex.: Revisão de 12.000 hs em um Motor).

 

  • Manutenção baseada em inspeção visual e ou sensitiva

Esta manutenção é feita mediante a um resultado de uma inspeção feita pelo planejador/inspetor/operador que avalia o estado de defeitos e programa a manutenção, utilizando o tato, visão, escutando ruídos etc.

 

  • Manutenção baseada em inspeção Instrumentada primeira linha.

Esta Manutenção é feita mediante a um resultado de inspeção feita pelo executante de Manutenção Mecânico, Eletricista, Lubrificador, Operador, utilizando instrumentos de fácil manuseio como Termômetro digital, Caneta de vibração da velocidade global de vibração seja capaz identificar componentes com início de falha.

Normalmente este tipo de inspeção de visa alimentar de informações a engenharia de manutenção e ou planejamento de manutenção.  Estas inspeções normalmente são utilizadas para detecção de níveis de alarme 1 (Estado de Início de Falha).

  • Manutenção baseada na inspeção por intrusão (intrusão)

É condição  que impõe que a inspeção para que seja realizada é necessário executar uma intervenção no equipamento de forma possibilitar a verificação do defeito, esta inspeção é feita normalmente por mecânicos ou eletricistas.

Este tipo de Inspeção foi muito utilizado no passado mas com a evolução da instrumentação preditiva este tipo de estratégia esta cada vez menos sendo utilizada, porque deve-se considerar que esta manutenção pode trazer efeitos colaterais com introdução de um início de outras falha como contaminação do óleo etc.

Lembramos também que quando adotamos Programa de Contaminação Zero as atividades de inspeção por intrusão ficam muito limitadas e restritas.

Endoscopia ultimamente vem sendo muito utilizada como inspeção com intrusão com baixo risco de efeitos colaterais.

  • Manutenção baseada em inspeção preditiva

Esta manutenção é feita com instrumentos por pessoas qualificadas que alimentam o planejamento com laudo e prognóstico de defeito, é normalmente utilizada em equipamentos classes A e B, é limitado pela tecnologia de detecção de defeito.

São muito utilizadas na manutenção moderna com uso de Análise de Vibrações, Termovisão, Analise de óleo, uso do Windrock etc.

  • Manutenção baseada em análise proativa de falha (RCM)

Esta manutenção é baseada no bloqueio de possibilidades de ocorrer falhas mediante a estudos de análise de modos de falhas e seus efeitos.

Estudos de confiabilidade como norteador da manutenção visam conhecer e estabelecer a vida característica do componente para efeito de planejar a manutenção antes da falha esta estratégia também é usada por fabricantes para Estabelecer prazos de garantia.

 

  • Manutenção autônoma – executada pelo operador (Autônoma)

Este tipo de manutenção é executado por operadores que foram preparados para realizar tarefas específicas. Normalmente atividades simples e rotineiras.