by Juarez Barbosa Juarez Barbosa

Roteiro de Inspeção e avaliação visando mitigação de riscos de fatalidades

Os operadores devem inspecionar o equipamento diariamente antes do uso.

A manutenção deve contemplar inspeções periódicas

Não opere se alguma das condições abaixo tiverem sido identificadas como impeditivas

1 – Operação

Durante o percurso da ponte existe sinalização sonora deve estar atuando para avisar que carga está se movimentando e necessita estar com caminho livre por questões de segurança?

1.1 Em inspeção de pre-uso (Impeditivas)

Operador deve testar o botão de emergência da botoeira

Testar freio de elevação

OBS:. Ao levantar cargas na capacidade ou perto delas, teste os freios da talha retornando a chave geral ou o botão de pressão para a posição “DESLIGADO” depois de elevar a carga a alguns centímetros do chão. Se os freios não resistirem, abaixe a carga lentamente no chão e não opere o guindaste. Relate a situação imediatamente e NÃO USE até que seja consertado.

 

Testar freio de translação

Certifique-se de que o cabo de aço esteja corretamente encaixado nas ranhuras do tambor e da roldana sem qualquer folga ou sobreposição.

Testar sistema de proteção de fim de curso e sobre enrolamento do guincho

Testar sistema de fim de curso da translação

Testar alarme sonoro do deslocamento

Verificar se a pontes tem seu limite de carga identificável e em local visível

Verificar visualmente se a celular de carga está instalada

Verificar se o movimento de translação é feito normalmente sem ruídos anormais e trancos

Caixa da botoeira de comando está em perfeitas condições

Existe sinalização da direção na ponte compatível com as informações do comando?

As estruturas estão aterradas?

Botoeiras com cabo estão protegidas com disjuntor DR?

 

Obs:. Qualquer uma das condições acima detectadas não permitem uso da Ponte Rolante ou Monovia

As pontes com problemas devem estar identificadas (sinalizadas) como proibidas de uso em local visível!

 

1.2 Outras questões de segurança

Em hipótese nenhuma as cargas não devem ser suspensas com pessoas abaixo.

Sob nenhuma circunstância alguém pode montar no gancho ou carregar pessoas na ponte rolante.

O movimento direcional deve ser feito de forma suave e deliberada. Deve-se evitar movimentos rápidos em qualquer direção.

A operador da ponte deve ser obrigatoriamente treinado portar identificação de sua autorização

A Botoeira da Ponte deve estar sob controle permitindo acesso somente a pessoas autorizadas e treinadas, é terminantemente proibido terem acesso a botoeira de comando por pessoas não habilitadas.

As botoeiras de comandos devem estar bloqueadas com cadeado ou outra forma de controle eficaz.

Os operadores devem estar com exames médicos atualizados (ASO) e devem ser submetidos ao teste “Psicodiagnóstico Miocinético (PMK) quando recomendado para função.

2 – Amarração da Carga

O pessoal de amarração de carga deve ser qualificado e estar com treinamento de amarração e sinalização atualizado com identificação no campo.

Os operadores devem ter conhecimento prévio da carga a ser içada antes de iniciar movimentação

As cargas devem ter seu peso indicado no desenho ou na própria carga

O centro de gravidade deve estar marcado nas cargas com geometria complexa.

Os acessórios devem ser tagueados e inspecionados regularmente

As laçadas e estropos devem ser inspecionados conforme NBR 13541

As Cintas devem ser inspecionadas conforme NRB 15637

As lingadas de corrente devem ser evitadas pela dificuldade de inspeção, entretanto se forem imprescindíveis seu uso deve ser inspecionado conforme NBR 15516

As manilhas devem ser inspecionadas conforme NBR

A amarração da Carga prevê que o centro de gravidade fique abaixo das posições de pegas

Os operadores conhecem as formas de amarração tipo “Cesto”, “Enforcado” e “Direta” e sabe considerar as variações da capacidade do cabo, eslingas etc. em função do tipo de amarração?

Sempre use as pontes e Monovias com os cabos na vertical, para executar atividades de puxar carga lateral devem ser desenvolvidos dispositivos com roldanas projetados para estas atividades de modo que o esforço da ponte sejas sempre na vertical, com a força sempre atuando no centro do Moitão.

Nunca deixe os controles sem supervisão enquanto a carga estiver suspensa. Se for necessário deixar os controles, abaixe a carga até o chão.  Se ocorrer perda de energia elétrica, coloque os controles na posição “DESLIGADO” para evitar uma partida inesperada após a restauração da energia.

 

Nunca apoie cargas sobre chapas de piso sem saber o limite aceitável da chapa, em locais de manutenção constante a Engenharia deve prever ou local para deposição das cargas apoiadas nas vigas existentes.

 

3 – Instalação e condições de Manutenção

As rotas de inspeção incluem as Pontes Rolantes e Monovias?

Existem um plano preventivo em andamento contemplando as pontes rolantes e Monovias?

Inspeções anuais com ensaios não destrutivos (ENDs) são feitos em componentes visando mitigação de falhas catastróficas e colapso estrutural?

 

3.1 – Ganchos

Ganchos não devem apresentar nenhuma avaria, trincas, desgastes localizados, abertura do gancho maior que 10% de seu tamanho original.

Cada gancho deve ter uma trava de segurança que feche automaticamente a garganta do gancho. Se a trava estiver dobrada, a mola estiver quebrada ou danificada, a trava deve ser reparada antes do uso.

Os ganchos devem girar livremente na montagem do bloco, sem qualquer tipo de atrito ou ruído.

 

3.2 – Cabos de Aço

Os cabos de aço devem estar livres de qualquer deformação permanente, como dobras, gaiolas de passarinho, amassamentos.

Não devem apresentar arames rompidos superior a 3 arames rompidos

Os cabos de aço com desgaste de mais de 10% da área devem ser substituídos, sendo proibida sua utilização.

Cabos com redução localizada da Secção devem ser imediatamente substituídos.

Cabos de aço com presença de corrosão devem ser substituídos imediatamente

 

3.3 Estrutura da Ponte

Existem batentes nas extremidades dos trilhos, tanto da ponte como do carrinho de translação?

Os amortecedores de borracha do sistema estão em perfeitas condições?

Os caminhos de rolamento são vistoriados? É feita verificação do alinhamento, paralelismo e perpendicularidades, sinas de desgaste nas rodas e boletos dos trilhos?

As folgas de freio são aferidas e verificados desgaste conforme limites definidos pelo fabricante?

A guia de enrolamento de cabo está operando corretamente?

Anualmente é feita inspeção estrutural visando identificar presença de trinas, corrosão ou quaisquer alterações estruturais?

 

Nosso objetivo é salvar vidas!