by Juarez Barbosa Juarez Barbosa

Hoje vamos abordar um assunto que vocês com certeza, já tiveram oportunidade de observar em uso por muitas empresas em atividades de manutenção, montagem industrial ou mesmo na construção civil.

Temos encontrado muita gente utilizando linha de vida nas carrocerias de caminhão Guindauto também conhecido como guindaste veicular articulado que representa uma armadilha de elevado risco ao executante. 

Este post serve para qualquer atividade na carroceria de caminhões e carretas.

É comum ver adoção de linhas de vida na carroceria de caminhões como esta da foto abaixo. O empregado acopla o cinto na linha de vida, e se sentindo seguro, chega a se expor mais ao risco de queda do que se estivesse desacoplado de uma linha de vida, como na foto abaixo.

Esta pratica é tão comum que resolvemos fazer um alerta geral neste post, sobre este tipo de linha de vida adotado como mitigação do risco de queda.

As Normas Regulamentadoras são as normas que regulamentam as medidas de proteção a serem tomadas pela empresa e pelo empregado, mais especificamente a NR -35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura para qualquer atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda, caso especifico analisado neste post.

Então muitas vezes sem uma análise mais apurada projetam-se linha de vida nas carrocerias de caminhão utilizando-se hastes verticais e cabos de aço sem que o projeto tenha a rigidez necessária para suportar uma queda, sem uma zona ou distancia livre de queda necessária para desacelerar o executante que estiver em queda.

Todas as linhas de vida com este tipo de projeto que testamos não ofereceram a proteção adequada, em outras palavras não impediram a queda como pode ser observado figura abaixo, em um dos testes realizados.

Simulando a queda de um executante de 100Kg o peso utilizado na simulação se chocou contra o solo por falta de rigidez no sistema como um todo, as hastes flexionam e o cabo de aço com sua flecha máxima ajudou a permitir queda, que em alguns casos ofereceriam risco de um acidente com fatalidades.

Para mitigação para estas atividades a melhor solução ainda é o uso de guarda corpo lateral conforme padrão abaixo.

 

Nosso Objetivo é Salvar Vidas