by Juarez Barbosa Juarez Barbosa

Estima-se que existem 2,3 milhões de trabalhadores da construção nos Estados Unidos, estima-se também que cerca de 65% executam trabalho em altura utilizando andaimes

Segundo Bureau Labor Statistics USA (BLS) foram 17.939 acidentes fatais de no período de 2003 a 2010, em atividades de trabalho em altura.  (Veja “Quadro abaixo”)

Acidentes com queda de trabalhadores foram responsáveis por 13,8% do total de acidentes fatais no período de 2003 a 2010

Detalhando acidentes fatais devido à queda, o grupo de risco “Queda de andaimes” foi responsável por 603 acidentes no período analisado (2003 a 2010) enquanto acidentes devido ao uso de plataformas elevatórias ocasionaram 92 fatalidades no mesmo período.

Se formos considerar que a população exposta é a mesma ou seja o número de pessoas que utilizam plataforma é o mesmo número de pessoas, poderíamos afirma que seria 655% mais seguro o utilizar uma plataforma que utilizar andaime nas mesmas condições.

Infelizmente não temos informações sobre a população de trabalhadores exposta ao uso de plataformas elevatórias e acreditamos que o número de trabalhadores que utilizam plataformas seja inferior aos que utilizam andaimes.

Como não podemos estabelecer a taxa de falha para o uso de plataformas que nos permita fazer uma comparação objetiva, vamos ter que fazer uma avaliação qualitativa visando decidir qual recurso é mais seguro, uso de “Andaimes” ou Uso de “Plataformas elevatórias”

Lembrando que Risco tem duas dimensões “Severidade” x “Probabilidade da Ocorrência”, então neste contexto a Severidade para as duas análises é a fatalidade, neste caso o que vai decidir o risco então é a probabilidade de fatalidade.

Como não temos informações sobre a taxa de falha de cada uma das opções analisadas, sabemos que a taxa de falha vai ser proporcional ao tempo de exposição considerando a opção queda de altura.

Critério técnico para escolha entre Andaimes e Plataformas Elevatórias.

Do ponto de vista do uso dos dois recursos o que determina o uso de andaimes é notoriamente a quantidade de pessoas a necessária para executar a tarefa ou missão.

Entretanto vamos ver que em igualdade de condições o uso de plataforma oferece grandes vantagens tanto do ponto de vista da produtividade da tarefa quanto na menor exposição ao risco quando comparado com uso de andaimes.

As plataformas limitam o uso de pessoas nas atividades normalmente a duas pessoas, enquanto andaimes não há limites.

Agora admitindo que venhamos precisar de utilizar de 02 a 04 pessoas numa atividade de montagem ou inspeção com risco de queda, veremos que o tempo de exposição ao risco de fatalidade vai indicar com certeza o uso de plataformas é muito mais seguro.

Vejam os tempos:

Suponha que execução da tarefa necessária deva durar 2 horas a uma altura de 10 metros do solo com uso de 2 pessoas.

A plataforma deverá exigir dos executantes a 2 hs e 4 minutos de exposição sendo 2,0 minutos para elevar e outros 2,0 minutos para baixar e 2 horas de execução. Que daria uma exposição ao risco em Hh de 4,13 Hh para 02 executantes

No caso de andaime pessoal treinado para trabalhos vamos necessitar 04 pessoas 1 hora para montar e 1 hora para desmontar, tempo de 10 minutos por executante para acessar escada de marinheiro utilizando dois talabartes e mesmos 10 minutos para cada para descer depois da execução. Considerando ainda o tempo necessário para inspeção de liberação de 30 minutos, então o tempo de exposição ao risco seria de 13,83 Hh.

Com tempo de exposição maior que 03 vezes no caso de uso de andaimes, do ponto de vista do risco em nossa tomada de decisão a favor da plataforma fica muito facilitada.

Na construção Civil quando for necessário empregar grande número de pessoas numa montagem não há como utilizar plataformas, mas nas atividades de manutenção ou mesmo construção quando necessitamos utilizar limitado número de pessoas o uso de plataformas elevatórias é mais seguro e muito mais produtivo indiscutivelmente.