Balancins são dispositivos auxiliares de movimentação de carga que são projetados para movimentar cargas em equilíbrio, portanto, muitas vezes balancins são projetados especificamente para um tipo de carga com formatos complexos, ou cargas que necessitam ser movimentadas em posição de montagem ou mesmos cargas que precisam do dispositivo para não sofrerem deformações ou stress estrutural.
Neste caso deve-se dar atenção especial ao tipo de carga a ser movimentada e certificar que o centro de gravidade da carga está centralizado e se o dispositivo é adequado ao tipo de aplicação.
Na movimentação deve-se ter o cuidado de não dar trancos durante a atividade de movimentação.
Sabendo que os Balancins são dimensionados para suportar cargas em um único sentido (eixo z), então deve-se evitar esforços em outros sentidos, como arraste nos sentidos lateral e longitudinal, batidas contra estruturas durante a operação.
Todos dispositivos de elevação devem ser dimensionados por engenheiros com emissão de ART, devem ser executados com controles de qualidade com uso de material especificado no projeto e soldagem.
A norma ANSI B30.20 estabelece os requerimentos para dispositivos de elevação como barras de elevação, balancins, grampos de chapa, requerimentos para projeto e fabricação e inspeção para balancins plicáveis nos trabalhos de movimentação de carga.
A norma ainda define alguns pontos relevantes a saber:
Marcação
A capacidade nominal de cada dispositivo de elevaçãodeve ser marcado na estrutura principal onde seja visível e legível. Se o dispositivo de elevação compreende vários itens e cada um pode ser destacável na montagem, entao todos os componentes que fazem parte do conunto de dispositivos de elevação devem ser marcado com a sua capacidade nominal. A marcação pode ser uma placa de identificação, ou uma etiqueta de nome ou mesmo marcador permanente deve ser afixado ao mesmo exibindo os seguintes dados.
1. Nome do fabricante (e local de fabricação).
2. Peso do dispositivo de elevação 45 kg.
3. Número de série (se aplicável).
4. Capacidade nominal.
Todo e qualquer reparo ou modificação estrutural que o dispositivo venha sofrer devem ser registrados em uma identificação contendo as informações relativas as modificações, conforme segue:
- Nome e endereço do reparador ou Modificador
- Peso do dispositivo (se alterado)
Carga nominal (se alterada)
Dispositivos de elevação e balancins só poderão ser alterados se forem analisados por engenheiro qualificado ou fabricante do dispositivo de elevação.
Classificação dos balancins segundo uso
Serviço normal – Operação com vários pesos dentro do limite de carga nominal, ou uniforme carrega menos de 65% da capacidade de carga Serviço de Pesado – Operação dentro da carga nominal limite que exceda o serviço normal, ou seja acima de 65% da capacidade de carga Serviço Severo – Operação em condições normais ou pesadas serviço sob operação em condição anormal de operação por exemplo em ambientes corrosivos
Inspeção frequente
O operador ou outra pessoa designada e treinada deve inspecionar visualmente cada dispositivo de elevação no início de cada turno ou antes de usar, se não estiver em serviço regular, para o seguintes itens ou condições os registros não são necessários:
- Deformação estrutural, rachaduras ou desgaste excessivo em qualquer parte.
- Guardas soltas ou em falta, fixadores, capas, paradas ou placas de identificação.
- Todos os mecanismos de operação e mecanismos automáticos de retenção e liberação
Inspeção Periódica
A Norma ASME B30.20-2003 estabelece que a inspeção periódica deve ser realizada por pessoa qualificada, sem definir nível de formação.
A Inspeção deve considerar todas as peças que compõem o balancim e devem ser inspecionadas quanto a existência de deformação, desgaste, corrosão, trincas. Ensaios não destrutivos devem ser realizados no balancins com detalhamento nos olhais, soldas etc, uso de liquido penetrante e uso de Ultra-som seriam adequados para investigar sinais de trincas oriundas do processo de fadiga. Variações dimensionais com variação superior a 10% necessitam ser reparadas, como desgaste em furos, deformação na abertura de ganchos etc.
A frequência de Inspeção para Balancins classificados como serviço Normal pode ser feita anualmente, deve ser reduzida no caso de serviços pesados para seis meses.
Nosso objetivo é salvar vidas