Dispositivo de Acoplagem Anel Tipo D do Cinto de Segurança – Onde Acoplar ?
Os Cintos e Segurança de proteção contra queda de corpo inteiro são projetados com uma variedade de configurações de uso do anel tipo “D” de acoplagem conhecido como “D-ring”.
Cintos de segurança muitas vezes possuem anel tipo “D” com várias opções de acoplagem, como:
Ponto 1 – Nos ombros
Ponto 2- Nas Costas
Ponto 3 – No Peito
Ponto 4 – Nas laterais
Este post vai abordar resultados de estudos relativo ao problema da locação do “Anel tipo D” e seus efeitos sobre o corpo num evento de queda.
Estudos analisam as diversas condições de distribuição de forças de impacto quando um executante em atividade em altura cai e é pego pelo cinto de segurança.
Como resultados temos que cada posicionamento e uso do anel tripo “D” traz um tipo de impacto, vejamos:
Os anéis tipo “D” laterais só devem ser usado na condição de posicionamento e nunca devem ser utilizados para segurar um evento de queda.
Uma queda com uso do “Anel tipo D” da lateral (Ponto4) vai provocar flexão transversal da coluna vertebral de forma inaceitável, uma vez que tem pequenos ossos vão ter que suportar o impacto do peso dos membros inferiores e todo o estresse é direcionado para pequenas e não muito móveis partes das vértebras da coluna vertebral localizada entre as bases das transversais. Gerando alto risco de danos permanentes.
Os pontos mais utilizados em observações de campo são do anel tipo “D” no peito (Ponto 3) e nas Costas ( Ponto 2), observamos que na maioria dos casos é tentador utilizar o Anel Tipo “D” no peito por ser mais fácil a acoplagem, entretanto é o que apresenta maiores riscos e inconvenientes no caso de uma queda.
No Uso do Anel tipo D do peito, no caso de queda o rosto do executante vai ser atingido pela corda inevitavelmente e o efeito secundário mais grave é que na queda a cabeça do executante vai ser direcionada para traz sofrendo uma deflexão repentina com alto risco de tornar o executante tetraplégico, se considerado que a concentração de massa da cabeça, não poderá ser amortecido pelos músculos fracos na frente do pescoço quando submetido a um esforço para traz.
Estudos feitos então concluem que o único ponto que permite menor impacto no corpo humano no caso de uma queda é o uso do anel tipo “D” da Posição 2 localizado nas costas!
Recomendações quanto ao uso do Anel tipo D
Nosso Objetivo é Salvar Vidas